Começando a aparecer no Kernel Linux 6.2 como parte das várias solicitações pull de "correções" estão os novos IDs de dispositivo para adicionar o suporte Intel 5th Gen Xeon Scalable " Emerald Rapids " para drivers que não requerem nenhuma outra alteração de código no caminho de código Sapphire Rapids existente.
A semana anterior viu o suporte do Emerald Rapids adicionado ao código perf e na semana anterior o suporte RAPL (Runtime Average Power Limiting) foi adicionado ao Emerald Rapids. Enfileirados hoje na ramificação perf/urgente do TIP estão a ativação adicional do Emerald Rapids - novamente, em todos os casos, apenas precisando do novo ID do Emerald Rapids e, em seguida, tomando os caminhos de código existentes do Sapphire Rapids.
Fora do kernel, o GCC adicionou o Emerald Rapids e o LLVM também, ambos vendo o suporte "EMR" mesclado no início deste mês. Agora que o Sapphire Rapids está sendo lançado, os engenheiros Linux da Intel parecem estar obtendo o suporte do Emerald Rapids e, sendo uma melhoria incremental em relação ao Sapphire Rapids, as adições até agora foram bastante diretas. Há rumores de que o Emerald Rapids apresenta até 64 núcleos de CPU Raptor Cove por pacote e aumenta os recursos de memória PCIe 5.0 e DDR5, mas, por outro lado, está bem próximo do que é encontrado com as CPUs "Sapphire Rapids" escalonáveis de 4ª geração Xeon lançadas recentemente.
Com os engenheiros da Intel obtendo as adições do Emerald Rapids como parte de "correções" para o Kernel Kernel Linux 6.2, é possível que as coisas já estejam em boa forma como parte do suporte ao Kernel Linux e, portanto, o Linux 6.2 pode ser a linha de base do kernel para os processadores Xeon Scalable de próxima geração . Caso contrário, se mudanças mais invasivas fossem necessárias para suporte, eles poderiam ter adiado essas outras adições de ID EMR até a janela de mesclagem do kernel Linux 6.3.
De qualquer forma, é bom ver a Intel sendo pontual com muitas atividades do Emerald Rapids acontecendo este mês para o kernel Linux e componentes de código aberto relacionados. Enquanto isso, os engenheiros da Intel também trabalharam ativamente em vários elementos do Granite Rapidssuporte que será um salto maior após o Emerald Rapids. Da mesma forma para os processadores de núcleo Xeon E, os engenheiros de Linux da Intel também estão aumentando o trabalho no Sierra Forest para garantir uma experiência de código aberto pronta para uso no próximo ano.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário