Desde o GCC 11, há o suporte para o AMX e os próximos recursos da CPU Sapphire Rapids, que foram aprimorados ainda mais no compilador de código aberto nos últimos dois anos. Enquanto isso, o GCC 13, como o próximo lançamento do GNU Compiler Collection, traz o Meteor Lake e Sierra Forest,o Grand Ridge e o Granite Rapids . A habilitação básica do Emerald Rapids da Intel, entretanto, foi mesclada ontem para o GCC 13 também.
Espera-se que o Emerald Rapids seja o sucessor dos processadores "Sapphire Rapids" escaláveis de 4ª geração Xeon que serão lançados oficialmente na próxima semana, como a Intel confirmou anteriormente. Enquanto isso, Granite Rapids e Sierra Forest são sucessoras de Emerald Rapids. Com o GCC 13 já tendo alvos de Granite Rapids e Sierra Forest adicionados, presumivelmente foi apenas um descuido que Emerald Rapids não foi adicionado antes, considerando que estará aqui mais cedo e é apenas uma pequena atualização em relação a Sapphire Rapids.
Com o suporte inicial do Emerald Rapids GCC que foi mesclado no dia 3, ele apenas adiciona o novo ID de modelo para o Emerald Rapids (0xcf) para facilitar a detecção e, em seguida, define o Emerald Rapids para seguir os mesmos caminhos de compilador do Sapphire Rapids.
Pelo menos por enquanto, não há indicações do patch GCC de quaisquer diferenças de instrução sobre Sapphire Rapids ou quaisquer outras alterações (ou ajustes) do lado do compilador, mas veremos se algum patch de acompanhamento virá nas próximas semanas/meses que definem o "-march=emeraldrapids" além da segmentação -march=sapphirerapids.
O GCC 13 é o próximo lançamento anual de recursos importantes para este compilador de código aberto que deve estrear no período usual de março a abril. Além de habilitar os vários novos núcleos de CPU da Intel esperados nos próximos dois anos, do lado da AMD ele adiciona suporte (tardio) para Zen 4 com o alvo do "znver4".
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário