O Conselho de Diretores da Free Software Foundation (FSF) adotou estatutos atualizados que entrarão em vigor no próximo mês com o objetivo de proteger ainda mais o licenciamento de direitos autorais.
O mais significativo com os estatutos atualizados é o endurecimento do processo de aprovação para redação e publicação de licenças novas/atualizadas: agora é necessária uma maioria absoluta (66%) de votos a favor.
As principais mudanças resumidas pelo conselho da FSF incluem:
- Estabelecer formalmente que o conselho incluirá um funcionário como membro votante pleno e diretor eleito para servir por funcionários sindicalizados da FSF. Isso codifica uma prática do conselho que está em vigor desde março de 2021 e mantida pelo administrador de sistemas sênior da FSF, Ian Kelling; e
- Exigir o voto da maioria absoluta (66%) dos diretores para aprovar a redação ou publicação de qualquer nova licença de direitos autorais ou uma nova versão de qualquer licença de direitos autorais existente. Esta disposição se aplica a todas as licenças FSF, incluindo qualquer licença de copyright GNU.
Mais detalhes sobre os estatutos atualizados da Free Software Foundation via FSF.org .
Isso segue uma série de mudanças no conselho da FSF nos últimos anos, como a adoção de um Código de Ética para os membros do conselho .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário