O código mesclado na semana passada ao Mesa 23.1 pela AMD garante que um buffer de cópia linear seja feito na GPU de exibição/scanout ao lidar com contextos EGL em Wayland ou X11. Isso segue uma otimização feita no ano passado no código GLX da Mesa em ambientes X.Org para aprimorar o suporte PRIME/multi-GPU.
No ano passado, houve uma mudança no Mesa GLX para garantir que um buffer linear seja alocado na GPU de exibição/scanout em vez da GPU de renderização em configurações PRIME/multi-GPU. Isso é para otimizar o uso de DMA ponto a ponto entre várias GPUs. Em configurações não ideais em que o buffer linear para varredura é alocado pela GPU de renderização, ele não pode ser movido para a memória de vídeo da GPU de varredura sem uma cópia extra. Com a alteração anterior para GLX e agora em vigor para EGL, é garantido que o buffer linear seja alocado na GPU de varredura e, em seguida, acessado pela GPU de renderização para evitar a sobrecarga/custo da cópia extra do kernel.
Essa solicitação de mesclagem do engenheiro da AMD, Yogesh Mohan Marmithu, foi aberta no ano passado para essa alteração, a fim de garantir que a alocação ocorra na GPU de escaneamento. Finalmente, na semana passada, cruzou a linha de chegada ao entrar no Mesa 23.1. A alteração afeta a plataforma comum/código EGL do Mesa e, portanto, não está vinculada a um driver de GPU (AMD) específico neste caso.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário