FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Intel 4th Gen Xeon Scalable "Sapphire Rapids" está chegando ao Coreboot

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O suporte do Intel 4th Gen Xeon Scalable "Sapphire Rapids" está chegando ao Coreboot

 


A Intel apresentou na semana passada os processadores "Sapphire Rapids" escaláveis ​​de 4ª geração Xeon e o início desta semana é um novo desenvolvimento empolgante: patches estão pendentes para upstreaming do suporte do processador Sapphire Rapids para o Coreboot de código aberto!

Um conjunto de patches agora é público e está disponível para revisão no suporte upstreaming para esses novos processadores Intel Xeon Scalable no Coreboot. Além disso, a série de patches recebe a inicialização da placa-mãe de referência Sapphire Rapids de soquete duplo "Archer City" da Intel com o Coreboot.


Esses patches do Coreboot parecem ter origem na Quanta Computer, o OEM por trás da placa/plataforma 2P de referência da Intel para Sapphire Rapids. O Coreboot (anteriormente conhecido há muito tempo como LinuxBIOS), é um projeto de código aberto que serve como uma implementação de firmware do sistema para substituir o BIOS/firmware proprietário em uma ampla gama de plataformas.


É ótimo ver esse suporte Coreboot vir para os novos processadores da Intel 4th Gen Xeon Scalable. Embora, como o Coreboot para outras plataformas recentes da Intel, ele ainda dependa de blobs binários, como o Intel Firmware Support Package (FSP). De qualquer forma, este é um grande marco hoje e, infelizmente, até o momento em que escrevo, não há - infelizmente - nenhum suporte Coreboot para os processadores "Genoa" da série EPYC 4ª geração / EPYC 9004 da AMD.

Os interessados ​​no suporte do Coreboot para o Sapphire Rapids podem ver os patches "spr-enable" agora em revisão antes de serem mesclados com o Coreboot upstream.








Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário