No ano passado, com o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS, houve uma oferta de kernel beta em tempo real da Canonical.
Desde então, a Canonical continuou a fornecer essa opção de kernel em tempo real (RT) para aqueles que fazem parte do programa Ubuntu Advantage / Ubuntu Pro, mas realmente não ouviu mais sobre a oferta de kernel RT além desse ponto.
Um ano depois, a Canonical está se preparando para promover o seu real-time kernel em tempo real ao status de disponibilidade geral (GA). A Canonical twittou hoje que eles estão "em breve se aproximando da disponibilidade geral do Ubuntu com um kernel em tempo real".
We are soon approaching the general availability of #Ubuntu with real-time kernel, so we’d like to invite you to our Introduction to real-time #Linux on-demand webinar happening tomorrow.
— Canonical Ltd (@Canonical) January 10, 2023
Save your seat on January 11, 2023 at 8:00 PM CET 👇 https://t.co/1ItjK7LR8f pic.twitter.com/nyRc8t2uEP
Mesmo quando o kernel RT atingir o GA, parece que continuará fazendo parte do portfólio Ubuntu Pro / Ubuntu Advantage, que é pelo menos gratuito para uso pessoal.
Enquanto isso, a série de patches RT upstream está quase na linha de chegada. Um dos últimos bloqueadores conhecidos ainda sendo resolvidos foi em torno do suporte do console, mas esperamos que este ano o suporte do kernel RT seja totalmente integrado ao upstream e, por sua vez, torne muito mais fácil para as distribuições do Linux oferecer versões do kernel em tempo real. Os patches RT out-of-tree não foram atualizados desde o final de novembro, mas para os interessados podem ser encontrados em linux-rt-devel.git se quiserem rodar seu próprio kernel RT.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário