Um dos anúncios emocionantes que a Intel fez pouco antes do Natal foi anunciar seu trabalho no novo driver gráfico do kernel "Xe" para Linux. Este novo driver Direct Rendering Manager (DRM) acabará por substituir o antigo driver de kernel i915 quando se trata de lidar com gráficos integrados e discretos Gen12, bem como com o futuro hardware gráfico Intel.
O driver Intel i915 DRM existe desde, bem, os dias do chipset Intel 915 e oferece suporte a todo o hardware desde ... O driver do modo kernel Xe é para gráficos integrados/discretos Gen12 modernos e iterações futuras. Isso permitirá que a Intel forneça um driver mais moderno focado no hardware atual. O driver i915 continuará a existir para hardware gráfico pré-Gen12.
Mas o novo driver do kernel Xe ainda está em desenvolvimento ativo, com mais trabalho a ser resolvido antes que ele possa prosseguir com o upstreaming no kernel do Linux. Mas, de qualquer forma, os drivers de espaço do usuário do Mesa estão começando a se preparar para a compatibilidade com o driver do kernel Xe.
Os drivers Intel ANV Vulkan e Iris Gallium3D (OpenGL) existentes continuarão a funcionar com o novo driver do kernel Xe, eles só precisam ser atualizados para compatibilidade com as novas interfaces do driver do kernel. Houve essa solicitação de merge request após as alterações do driver Intel necessárias para executar o Mesa com o driver gráfico do kernel Xe.
"É funcional o suficiente para rodar Gnome, navegador, jogos OpenGL, jogos Vulkan
...
em blocos de solicitações de mesclagem menores, mas essa solicitação de mesclagem será mantida atualizada para facilitar o teste."
Como parte disso, esta solicitação de mesclagem chegou ontem ao mudar parte do código de suporte do i915 como preparativos para o suporte ao driver do modo kernel Xe.
São tempos emocionantes à frente para a pilha de drivers gráficos Linux de código aberto em 2023, enquanto este novo driver Xe se prepara para decolar.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário