Ao longo do ano passado, o NVK tomou forma como um driver Mesa Vulkan - atualmente fora da árvore - para suportar hardware gráfico NVIDIA. Este driver NVIDIA Vulkan open-source está se aproximando do ponto de ser upstreamed no Mesa, mas antes que seja utilizável para jogadores/entusiastas, há um trabalho de kernel que deve acontecer também.
O mais notável antes que o driver NVK Vulkan seja utilizável para jogos ou qualquer trabalho sério é que o driver do kernel Nouveau DRM precisa resolver sua situação de re-clock ... No momento, o driver do kernel Nouveau DRM está vinculado à série GeForce GTX 900 e mais tarde para rodar em velocidades de clock de inicialização muito baixas e não pode ser reprogramado para os estados de desempenho mais altos. Portanto, agora, os drivers de espaço do usuário Nouveau Gallium3D OpenGL e NVK em desenvolvimento encontrarão a performance do Nouveau é uma bagunça terrível e quente .
No entanto, o driver Nouveau DRM está trabalhando para adaptar o suporte ao GPU System Processor (GSP) da NVIDIA encontrado na série GeForce RTX 20 e mais recente. Esse uso do GSP é semelhante ao usado pelo driver de kernel da GPU aberta da NVIDIA, cujo código-fonte foi aberto pela NVIDIA em maio passado. Ao aproveitar o GSP, eles terão uma experiência de manuseio de driver mais fácil e, idealmente, obterão gerenciamento de estado de reclocking/desempenho, tudo resolvido para a série RTX 20 e mais recente.
Além dessa batalha de anos em torno do reclocking, o outro item do lado do kernel que tem sido um bloqueador para o NVK precisa introduzir algumas novas interfaces do kernel para lidar melhor com o Vulkan. Grande parte das interfaces de kernel do driver Nouveau DRM foram projetadas anos atrás em torno das necessidades do OpenGL e dos recursos de hardware da época. Hoje, há uma série de patches do engenheiro da Red Hat, Danilo Krummrich, trabalhando para fazer algumas dessas alterações no driver do kernel para adaptação às necessidades do Vulkan.
Danilo Krummrich postou um conjunto de patches ontem de manhã sobre gerenciamento DRM GPUVA e as adições de user-space API da Nouveau. O foco está em ser capaz de suportar os requisitos de ligações esparsas e residência esparsa do Vulkan. Como parte deste trabalho do driver Nouveau, também está introduzindo um gerenciador DRM GPUVA comum para o núcleo DRM que pode ser usado para acompanhar os mapeamentos de endereços virtuais da GPU de uma maneira mais genérica.
Os 14 patches que adaptam o Nouveau UAPI para as ligações esparsas Vulkan e necessidades de residência, bem como a introdução do gerenciador DRM GPUVA genérico, agora aguardam revisão. Já existe este código pendente de David Airlie para fazer uso dos novos recursos da API do espaço do usuário pelo driver NVK para habilitar objetos de sincronização e semáforos da linha do tempo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário