Aqueles que prestam muita atenção ao desenvolvimento do kernel do Linux podem ter notado uma pequena mudança em como um importante desenvolvedor do Linux está marcando seus patches de kernel.
Desde o início de dezembro nos patches do kernel do Linux, para quem está prestando atenção, Borislav Petkov adicionou um "(AMD)" ao seu nome e não está mais usando seu endereço de e-mail SUSE. Petkov voltou para a AMD.
Para aqueles que não reconhecem o nome, Borislav Petkov foi empregado da AMD há mais de uma década em seu antigo Centro de Pesquisa de Sistemas Operacionais na Alemanha. Mas, infelizmente, o desligamento do OSRC em 2012 e os desenvolvedores do Linux perderam seus empregos na AMD durante os tempos turbulentos da empresa. Petkov, do Centro de Pesquisa de Sistema Operacional, trabalhou na habilitação de hardware AMD para Linux e outras melhorias do kernel. Ele passou a trabalhar para a SUSE e, na última década, continuou suas contribuições significativas para o kernel do Linux upstream - incluindo ainda trabalhar em muito do código do kernel Linux relacionado à AMD.
Ele supervisiona vários núcleos AMD Linux importantes. Pelo arquivo dos mantenedores, Borislav Petkov atua como mantenedor do núcleo EDAC do kernel, RAS, arquitetura x86/x86_64, x86 MCE, microcódigo x86 e como revisor do código ACPI APEI. Ele foi um dos mais importantes desenvolvedores do kernel Linux em relação ao processador AMD apoio ao longo dos anos.
Durante o último mês com o chapéu da AMD, ele continuou trabalhando em novos códigos, bem como testando e revisando outros códigos relacionados à AMD para o kernel.
É ótimo ver a AMD continuar aumentando seus esforços no Linux nos últimos anos, com a contratação de mais engenheiros Linux. Eles têm contratado de cliente para o client to server positions . Com as vitórias em torno do Steam Deck, sistemas Tesla In-Vehicle Infotainment, Linux em laptops despertando mais interesse, etc., eles realmente fizeram uma melhoria notável no lado do cliente do AMD Linux vendo muitos aprimoramentos do Linux que beneficiam as plataformas Ryzen com melhor manuseio de suspensão para ocioso, todo o trabalho do driver AMD P-State, suporte mais oportuno ao sensor de temperatura da CPU e muito mais sobre o qual escrevi em dezenas (ou até centenas) de artigos nos últimos tempos. E então, menos surpreendente, é claro, mais investimentos em Linux no lado do servidor com o sucesso do EPYC no data center. Tradicionalmente, a AMD fica atrás da Intel quando se trata do número de desenvolvedores de kernel Linux que emprega e suas contribuições para o kernel upstream e projetos de código aberto relacionados.
Esperamos ansiosamente por muitas outras melhorias lideradas pela AMD no kernel do Linux em 2023.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário