Os engenheiros da Intel continuam realizando grande parte da habilitação upstream do kernel Linux para o subsistema Compute Express Link ( CXL ) para dar suporte a esse padrão aberto de alta velocidade para servidores. Para o ciclo Linux 6.3, há ainda mais recursos prontos para o kernel da linha principal.
No início deste mês, os engenheiros da Intel recentemente trabalharam no suporte à região CXL RAM e, de fato, isso faz parte da solicitação pull v6.3. A enumeração e o provisionamento da região no CXL RAM são para que o kernel possa analisar/atualizar o layout da memória CXL em vez de depender do firmware da plataforma para mapear as regiões CXL RAM, conforme exigido pelas versões anteriores do kernel. Essa enumeração de região RAM CXL para o Kernel Linux 6.3 também é necessária para implementar o fluxo RAS de ponta a ponta para a memória CXL em uma versão futura do kernel Linux.
O Compute Express Link com o Kernel Linux 6.3 também faz uma alteração de política de reserva flexível para instâncias DAX de dispositivo com suporte de RAM, que agora são tratadas como "kmem" (memória do kernel) em vez de "dispositivo", portanto, por padrão, a memória da plataforma é atribuída à memória principal gerenciamento em vez de atrás de um arquivo de dispositivo. A política ainda pode ser alterada para aqueles que desejam que a memória CXL adicionada a quente seja tratada como um dispositivo DAX.
O Kernel Linux 6.3 CXL também possui melhorias em relação à manipulação/relatório de eventos, suporte para emulação de registros de intervalo CXL DVSEC como decodificadores para um melhor suporte a dispositivos CXL de primeira geração e várias outras correções e melhorias.
Mais detalhes sobre as alterações do CXL com o Kernel Linux 6.3 por meio deste pull .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário