FERRAMENTAS LINUX: O AMD P-State EPP é enviado para o Kernel Linux 6.3 para melhorar o desempenho/potência da CPU

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O AMD P-State EPP é enviado para o Kernel Linux 6.3 para melhorar o desempenho/potência da CPU

 


As alterações de gerenciamento ACPI, térmico e de energia para o Kernel Linux 6.3 foram enviadas antecipadamente devido à viagem na próxima semana pelo mantenedor ACPI/PM Rafael Wysocki. O mais significativo com as atualizações de gerenciamento de energia do Kernel Linux 6.3 é a adição do modo AMD P-State Energy Preference Performance (EPP) para ajudar a oferecer melhor desempenho e eficiência de energia para os modernos sistemas AMD Ryzen e EPYC no Linux.


Voltando ao final do verão passado, foram os patches AMD P-State EPP Linux para fazer uso do parâmetro ACPI CPPC da preferência de desempenho de energia. Os patches anteriores explicavam:

"O EPP é usado no controlador CCLK DPM para direcionar a frequência com que um núcleo vai operar durante curtos períodos de atividade. Os valores de EPP serão utilizados para diferentes perfis de sistema operacional (balanceado, desempenho, economia de energia). Preferência de desempenho de energia (EPP) ) fornece uma dica para o hardware se o software deseja direcionar para desempenho (0x0) ou eficiência energética (0xff) O firmware de energia de baixo nível calculará a frequência de tempo de execução de acordo com o valor de preferência EPP."

O uso do EPP como parte do driver AMD P-State ajudou a oferecer melhor desempenho em algumas áreas onde amd_pstate regrediu em comparação com ACPI CPUFreq, além de aprimorar ainda mais o desempenho por Watt para Zen 2 e sistemas mais recentes.

O AMD P-State EPP tem sido bastante positivo e passou por muitas rodadas de revisão de código , enquanto agora faz parte do material de gerenciamento de energia para a janela de mesclagem do Linux 6.3. A AMD também está trabalhando em um "Modo Autônomo Guiado" do AMD P-State como outra melhoria, mas esse trabalho não está pronto para o Linux 6.3.

Além do suporte do AMD P-State EPP, as mudanças de gerenciamento de energia para Linux 6.3 também adicionam resfriamento térmico para o NVIDIA Tegra194 SoC, eliminam o driver Loongson1 CPUFreq personalizado, o suporte para CPU Emerald Rapids Xeon é adicionado ao driver Intel Idle, Meteor Lake e Suporte a Emerald Rapids no driver Intel RAPL e várias outras correções.


Consulte a solicitação pull de gerenciamento de energia para obter a lista completa de recursos do Kernel Linux 6.3 na frente do PM. Há também atualizações ACPI e atualizações térmicas enviadas como parte das primeiras solicitações pull da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3.






Fonte

Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário