FERRAMENTAS LINUX: O RISC-V com o Kernel Linux 6.3 possui funções de string otimizadas via extensão Zbb

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O RISC-V com o Kernel Linux 6.3 possui funções de string otimizadas via extensão Zbb

 

As atualizações da arquitetura RISC-V foram mescladas neste sábado para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3 .

Na frente do RISC-V para o Kernel Linux 6.3, não é tão empolgante quanto alguns dos outros ciclos recentes do kernel, mas ainda há alguns itens a serem observados nesta rodada. Em primeiro lugar, o RISC-V com o Kernel Linux 6.3 melhorou sua detecção de extensão e infra-estrutura de correção alternativa para lidar com extensões não compatíveis com as especificações. Há também algumas melhorias no desempenho e no tamanho do código para lidar com o ftrace e a extensão Zicbom não depende mais do suporte adequado à cadeia de ferramentas do compilador. Zicbom como um lembrete é a extensão RISC-V ISA para o Cache Block Management Operations.

O outro novo código para RISC-V no Kernel Linux 6.3 é ter rotinas de string otimizadas para Zbb. A extensão Zbb do RISC-V é a extensão básica de manipulação de bits, uma das quatro especificações "BitManip" atuais. Para as plataformas RISC-V com a extensão Zbb (e compilando o Linux 6.3+ com a nova opção RISCV_ISA_ZBB Kconfig), esse trabalho do kernel permite funções de string mais rápidas. As implementações otimizadas para Zbb de strcmp, strlen e strncmp estão atualmente implementadas. O patch que adiciona esse suporte não forneceu nenhum benchmark de referência para quão mais rápidas as funções otimizadas do RISC-V Zbb devem ser sobre as funções genéricas.

A lista completa de alterações de recursos do RISC-V para o Kernel Linux 6.3 por meio desta solicitação pull que foi incorporada à linha principal .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário