FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao RPM chega para níveis de recursos da microarquitetura x86_64

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O suporte ao RPM chega para níveis de recursos da microarquitetura x86_64

 


O código do gerenciador de pacotes RPM adicionou o suporte para os níveis de recurso da microarquitetura x86_64 que permitem destinos de linha de base mais recentes do que o x86_64 convencional. Esse suporte em RPM permite a instalação de RPMs desenvolvidos para níveis de recursos mais recentes em hardware compatível.


Os níveis de recursos do x86_64 permitem direcionar aproximadamente  o hardware da era Intel Nehalem com o x86-64-v2, hardware da era Intel Haswell com a necessidade de AVX2 e BMI/BMI2 e FMA com o x86-64-v3 e, em seguida, x86-64-v4 para exigir o AVX- 512.

Os compiladores LLVM/Clang e GCC adotaram suporte para esses níveis de recursos opcionais, assim como o resto da pilha de ferramentas de código aberto. Algumas distribuições do Linux também aumentaram sua linha de base de suporte para x86-64-v2 e algumas distribuições do Linux, como o Arch Linux, têm trabalhado no fornecimento opcional de pacotes x86-64-v3.

Voltando a dezembro passado, houve uma solicitação pull apresentando os níveis de arquitetura x86-64 para o gerenciador de pacotes RPM para oferecer suporte ao reconhecimento de uma CPU de destino com um nível de recurso mais alto e importante para as distribuições Linux baseadas em RPM que, em última análise, podem optar por fornecer recursos adicionais pacotes RPM otimizados atendendo a diferentes níveis de recursos.


Esse código limpo foi mesclado no mês passado no RPM. Por padrão, ele não altera o destino padrão para criar RPMs para x86_64 básicos.










Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário