FERRAMENTAS LINUX: Os Patches do LoongArch Linux habilitam a virtualização no KVM

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Os Patches do LoongArch Linux habilitam a virtualização no KVM

 

Embora o LoongArch tenha se fundido para o Linux 5.19 no ano passado, a porta inicial do kernel para a arquitetura da CPU chinesa não estava totalmente completa e alguns recursos do Loongson 3A5000 ainda estão sendo ativados para o kernel principal. O trabalho de recurso mais recente realizado pelos engenheiros da Loongson é para dar suporte à virtualização de hardware nos processadores 3A5000 com o KVM.


Enviados na terça-feira foram os 24 patches iniciais para iniciar o suporte KVM LoongArch. O engenheiro da Loongson, Tianrui Zhao, explicou na série de patches:

"Esta série adiciona suporte a KVM LoongArch. Loongson 3A5000 suporta virtualização assistida por hardware. Com a virtualização da cpu, há um modo de usuário com suporte hw separado e um modo kernel no modo convidado. Com a virtualização de memória, há uma tabela hw mmu de dois níveis para o modo convidado e modo de host. Também há um cronômetro hw cpu separado com frequência constante no modo de convidado, para que vm possa migrar entre hosts com frequência diferente. Atualmente, podemos inicializar LoongArch Linux Convidados. Poucos aspectos principais do KVM LoongArch adicionados por esta série são :

1. Ative a função de hardware kvm quando o módulo kvm for carregado.

2. Implementar interface ioctl relacionada a VM e vcpu, como vcpu create, vcpu run etc. Comandos ioctl GET_ONE_REG/SET_ONE_REG são usados ​​para obter registros gerais um por um; KVM_GET_CSRS pode ser usado para obter registros do sistema com modo de lote semelhante a KVM_GET_MSRS em x86.

3. Acesso de hardware sobre MMU, timer e csr são emulados no kernel.

4. Hardwares como dispositivos mmio e iocsr são emulados no espaço do usuário, como APIC, IPI, dispositivos pci, etc."


Junto com esses patches LoongArch KVM agora em revisão, Loongson também está mantendo um fork do QEMU no momento com seu suporte LoongArch lá, bem como um TianoCore UEFI BIOS modificado para inicialização.

Mais detalhes sobre o suporte LoongArch KVM por meio da série de patches v1 .








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário