FERRAMENTAS LINUX: Os planos estão sendo elaborados para o upstream do novo driver de gráficos Linux Intel "Xe"

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Os planos estão sendo elaborados para o upstream do novo driver de gráficos Linux Intel "Xe"

 

Embora a janela de mesclagem do Linux 6.3 tenha acabado de começar, o que você não encontrará nesta próxima versão do kernel é o driver Intel Xe DRM como o novo driver gráfico do kernel que está sendo trabalhado pela empresa para seus modernos processadores gráficos integrados e discretos.


Anunciado no final de 2022 foi o driver gráfico do kernel Xe Linux como um eventual substituto para o driver i915 DRM para suas GPUs modernas. O driver gráfico do kernel Intel Xe concentra-se apenas no hardware Gen12 e mais recente da Tigerlake no lado gráfico integrado até DG2/Alchemist Arc Graphics, bem como futuros iGPUs e dGPUs. O suporte pré-Gen12 continuará a ser encontrado no driver i915 DRM.

Com este driver de kernel Xe, eles podem se concentrar exclusivamente nos recursos modernos de hardware gráfico da Intel, fazer novas escolhas de design para não ter que manter a compatibilidade ABI com as formas antigas do driver i915, implementar mais facilmente novos recursos de driver e também tornar o código do driver mais portátil em diferentes arquiteturas de CPU para beneficiar as GPUs discretas da Intel em AArch64 / RISC-V / POWER.



O esforço do driver Intel Xe é um grande empreendimento e, em 2023, eles pretendem pelo menos torná-lo adequado para testes de usuários experimentais/entusiastas. Como o driver Xe começou a ser trabalhado a portas fechadas na Intel e fora da árvore do kernel, fazer com que esse agora massivo driver upstream seja um desafio por si só.

O co-mantenedor do DRM e engenheiro da Intel, Daniel Vetter, apresentou alguns planos para, com sorte, um caminho a seguir para obter o upstream do código. Em uma longa postagem na lista de discussão, ele delineou algumas de suas ideias para revisar o novo código, o que ainda precisa ver um consenso em torno da abordagem do agendador e outros itens, consenso entre drivers necessário em algumas áreas e outros itens em aberto.

A esperança com esta postagem da lista de discussão está tornando o driver Xe um processo de upstreaming mais fácil do que o grande fardo e dores de cabeça que estavam envolvidos quando a AMD estava trabalhando para upstream DAL/DC como um grande pedaço de código na área Direct Rendering Manager para retrabalhar o manuseio de exibição e levou a um grande e reescrita de código demorada.

Com alguma sorte, poderíamos ver o driver Xe atualizado ainda este ano. Inicialmente, provavelmente estará desativado por padrão, mesmo para novos hardwares gráficos, a menos que opte por uma opção de módulo de compilação ou tempo de execução para usar no lugar do i915. De qualquer forma, fique atento para ver como o upstreaming do driver Xe se sai e como ele está procurando desempenho.
















Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário