A distribuição Linux interna da Microsoft que eles tornaram pública, CBL-Mariner , começou com um foco muito específico, enquanto ao longo do tempo continuou adicionando pacotes adicionais à medida que trabalhava para se tornar uma plataforma Linux mais robusta.
A Microsoft começou a tornar a CBL-Mariner público há cerca de dois anos , que tem sido sua distribuição interna usada para diferentes propósitos em casos de nuvem, borda e até mesmo WSL. Embora considerando essas áreas, ele começou sendo uma distribuição Linux muito enxuta com um conjunto limitado de recursos. Em suas atualizações mensais, eles adicionaram mais recursos , além de adicionar mais pacotes ao desktop , além de aumentar o escopo do HPC. Com o CBL-Mariner 2.0.20230321 de hoje, eles continuaram cultivando mais pacotes para a distribuição.
A CBL-Mariner 2.0.20230321 adicionou mais 13 pacotes Python, mais 18 pacotes Perl, o Freefont está agora disponível e fez uma variedade de atualizações de pacotes, além de aplicar seletivamente vários patches de segurança. Entre as atualizações estão a mudança para Rust 1.68, as últimas atualizações do editor Vim 9.0, Apache HTTPD 2.4.56, Golang 1.19.6, Redis 6.2.11 e muitas outras atualizações.
Aqueles que desejam a lista completa de alterações para a CBL-Mariner 2.0.20230321 ou para baixar os ISOs públicos podem encontrá-los no GitHub . Certamente é fascinante ver os investimentos contínuos da Microsoft e o trabalho de recursos nesta distribuição do Linux, enquanto pondera quais podem ser os próximos passos para esta plataforma de sistema operacional tradicionalmente em cloud/edge.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário