FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA está aprimorando wlroots para um melhor desempenho em jogos com a GPU dupla

sexta-feira, 17 de março de 2023

A NVIDIA está aprimorando wlroots para um melhor desempenho em jogos com a GPU dupla

 

Um engenheiro da NVIDIA abriu uma solicitação de mesclagem para melhorar a biblioteca wlroots Wayland para que os compositores baseados nela possam desfrutar de um melhor desempenho de jogos para sistemas de GPU dupla, principalmente em laptops com uma GPU NVIDIA discreta, mas também podem ajudar outros hardwares/drivers de GPU.

O engenheiro da NVIDIA, Austin Shafer, abriu uma solicitação de mesclagem de wlroots para oferecer suporte à digitalização de superfícies de tela cheia de GPUs secundárias. O caso de uso pretendido é para laptops NVIDIA Optimus, nos quais a GPU principal pode ser uma placa de vídeo de CPU integrada, mas com uma GPU NVIDIA separada secundária. Embora as mudanças no código wlroots não sejam específicas da NVIDIA e devam beneficiar as combinações AMD e Intel também por seus gráficos discretos.

Ao permitir a varredura direta de superfícies de tela inteira de GPUs secundárias, isso deve beneficiar os jogos de tela inteira lançados em laptops com a GPU discreta para oferecer melhor desempenho / menor sobrecarga. Com essa implementação inicial, ela beneficiará apenas as GPUs secundárias conectadas diretamente a um monitor, como um monitor externo conectado a um laptop multi-GPU. Austin Shafer explicou na solicitação de mesclagem e alguns dos trabalhos futuros:

"No caso de laptops com GPU dupla, há alguns cenários que isso afeta. Na maioria dos laptops, a dGPU não controla a tela integrada, mas aciona as telas externas por meio da porta HDMI nas laterais/traseira do laptop. Conectando um externo exibir e exibir em tela cheia um aplicativo nele é o que este MR ajuda. Em planos futuros, também estamos analisando "muxing de exibição interna" para laptops com hardware apropriado (o nome do produto é confusamente "Nvidia Advanced Optimus"), nesse caso, tela cheia em um dGPU O aplicativo no monitor integrado pode virar o display mux para o dGPU e executar a verificação direta. Este MR é um pré-requisito para recursos avançados, como o multiplexamento de display."

Aqueles que usam um compositor Wayland baseado em wlroots, como o Sway inspirado no i3, podem aprender mais sobre a contribuição pendente da NVIDIA por meio desta solicitação de mesclagem .

Entre outras contribuições de Austin Shafer, da NVIDIA, também foi adicionado feedback linux_dmabuf v4 ao XWayland .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário