FERRAMENTAS LINUX: O Suballocator Helper da AMD se prepara para ajudar o novo driver gráfico Xe Linux da Intel

quarta-feira, 8 de março de 2023

O Suballocator Helper da AMD se prepara para ajudar o novo driver gráfico Xe Linux da Intel

 


Com o kernel Linux 6.3-rc1 agora lançado e fechando a janela de mesclagem do Linux 6.3, os desenvolvedores de drivers gráficos Linux de código aberto estão voltando sua atenção para o trabalho de recursos que desejam realizar para o Linux 6.4 neste verão. A primeira solicitação pull drm-misc-next já foi enviada ao DRM-Next com algumas dessas alterações iniciais que terão como alvo o kernel v6.4.


Entre as primeiras alterações enviadas por meio da solicitação drm-misc-next de ontem para o que será o material do Kernel Linux 6.4, está a movimentação do código auxiliar suballocator da AMD usado pelos drivers gráficos do kernel Radeon e AMDGPU. Esse código auxiliar do subalocador da AMD está sendo "promovido" para a área principal da infraestrutura Direct Rendering Manager (DRM) para que possa ser usado por outros drivers.

Em particular, este subalocador está se movendo para a área comum DRM para que possa ser facilmente usado pelo próximo driver gráfico do kernel Intel Xe Linux. A Intel anteriormente procurou adaptar o suballocator da AMD para uso pelo driver de kernel i915 existente, enquanto agora eles estão avançando com planos de usá-lo, mas para o driver de kernel Xe mais recente. Este gerenciador de subalocação não depende de nenhum detalhe de implementação específico da AMD e pode ser facilmente usado genericamente por outros drivers. São apenas algumas centenas de linhas de código para lidar com a subalocação de um objeto de buffer.

Este "drm_suballoc" será usado pelo driver gráfico do kernel Xe para as GPUs Intel integradas/discretas modernas. Esperamos ver o driver do kernel Xe sendo mesclado ainda este ano, pelo menos em forma experimental e é para gráficos Gen12 Tigerlake e mais recentes. O driver de kernel i915 continuará a existir para hardware gráfico Intel mais antigo.

Esta não é a primeira vez que o código do driver gráfico do kernel AMD foi promovido ao núcleo DRM para que possa ser usado por outros drivers gráficos do kernel de código aberto. Por exemplo, o código do agendador AMDGPU foi anteriormente promovido a núcleo DRM também para que outros drivers pudessem usá-lo, incluindo o driver Intel. Essa é apenas a natureza do código-fonte aberto e do compartilhamento de código em áreas onde faz sentido evitar a duplicação de código.

Além desse trabalho de subalocador de DRM, a solicitação pull drm-misc-next de hoje também possui atualizações de análise DisplayID 2.0, alterações no código de gerenciamento de memória GEM e outras pequenas alterações aleatórias. Espere mudanças mais significativas no DRM do Linux 6.4 nas próximas semanas. Veja esta solicitação de pull para os patches.














Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário