Uma mudança incorporada ontem para a pilha de drivers gráficos do Mesa 23.2 beneficia o desempenho de transcodificação de vídeo para as novas placas gráficas "RDNA3" da série Radeon RX 7000.
A mudança incorporada ao driver RadeonSI Gallium3D beneficia os processadores gráficos RDNA3 (GFX11) que possuem vários mecanismos Video Core Next (VCN). Ao criar um contexto adicional durante a transcodificação de vídeo, agora é possível balancear a carga em vários mecanismos de VCN.
O engenheiro da AMD, Leo Liu, explicou com o patch RadeonSI:
Para o CHIP_GFX1100, existem 2 instâncias de VCN, mas usando fila unificada, ou seja, decodificação e codificação irão para HW por meio do mesmo tipo de anel. Com o agendador de kernel AMDGPU, já que o trancode está compartilhando o mesmo contexto de pipe, para que o agendador gpu atribua a decodificação e a codificação no mesmo mecanismo VCN. Para usar ambos os mecanismos com caso de transcodificação, o novo contexto de pipe será criado quando o caso for detectado, com isso a transcodificação pode ter balanceamento de carga com vários mecanismos de VCN.
Mais detalhes para os interessados por meio desta solicitação de mesclagem que agora está na Mesa 23.2 para estrear no próximo trimestre. Nessa solicitação, também foi levantado por que criar dois contextos em vez de fazer com que o agendador do kernel AMDGPU lide melhor com a situação, ao que Leo Liu explicou: "o agendador da GPU não está ciente se o trabalho é decodificado ou codificado com a fila unificada VCN4 (anteriormente conhecido como anel vcn_enc). Em vez de 2 toques (vcn_dec e vcn_enc com VCN3 legado), para o caso de transcodificação, há apenas um contexto para o agendador, portanto, todos os trabalhos são agendados para o mesmo mecanismo a partir desta fila unificada. Seria com grandes alterações se obtiver isso do kernel. "
Quando se trata do Video Core Next, o outro aspecto interessante da VCN 4.0 com as GPUs RDNA3 é a adição da codificação de vídeo AV1.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário