Como parte do processo para obter o upstream do novo driver de kernel Xe DRM da Intel como eventual substituição do driver i915 existente para hardware gráfico Gen12 e mais recente, os engenheiros da Intel publicaram na segunda-feira os patches iniciais do agendador Xe DRM que foram separados para análise em com eles, descubra o que pode ser comum/compartilhado entre os drivers e faça o upstream desses bits.
O agendador DRM do kernel do Linux é o que começou como o agendador AMDGPU antes de ser promovido para a área principal comum do DRM e começou a ser usado por outros drivers do Direct Rendering Manager. O novo driver do kernel Xe DRM está fazendo uso deste scheduler agora também, embora com algumas modificações que precisam ser resolvidas.
Matthew Brost da Intel postou os patches do agendador Xe DRM na segunda-feira, que consistem em mudanças no DRM Scheduler para permitir uma relação 1:1 entre o agendador e a entidade, uma interface de mapeamento genérico para o DRM Scheduler, o suporte para usar o TDR para todos os caminhos de erro de um scheduler/entity e, em seguida, anotando os DMA fences para cargas de trabalho de execução longa.
As alterações do DRM Scheduler são para se adaptar melhor ao design da GPU Intel Xe, com o agendamento de todos os trabalhos sendo executados pelo firmware com seu microcontrolador "GuC".
Os patches iniciais de "solicitação de comentários" nas alterações do Intel Xe DRM Scheduler podem ser encontrados nesta série de patches . Em última análise, este é apenas o primeiro passo para colocar o driver Xe DRM na linha principal. Esperançosamente, veremos esse novo driver do kernel no final deste ano, pelo menos em uma forma experimental/de teste para ajudar a facilitar o teste do usuário até ser capaz de garantir uma transição estável para os gráficos discretos e integrados Gen12+ do driver i915.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário