FERRAMENTAS LINUX: A Intel publica os patches para Linux habilitandoo suporte do LASS KVM

sexta-feira, 21 de abril de 2023

A Intel publica os patches para Linux habilitandoo suporte do LASS KVM

 


Em janeiro, os engenheiros da Intel postaram patches do Linux para o Linear Address Space Separation (LASS) como um recurso que está sendo introduzido nas futuras CPUs da Intel. Os engenheiros da Intel publicaram onten um conjunto de patches que estendem o suporte LASS ao reino da virtualização KVM.

O Intel Linear Address Space Separation foi documentado publicamente no manual de referência de programação da Intel como um próximo recurso da CPU. O LASS foi projetado para ajudar a evitar acessos de endereço especulativos no modo de usuário e kernel.


Todos os detalhes técnicos do LASS podem ser encontrados por meio do Intel PRM para os interessados.

O que há de novo hoje é um conjunto de seis patches que fornecem suporte à virtualização KVM LASS. Conforme explicado na nova série de patches :

Quando a plataforma tem capacidade LASS, o KVM precisa expor esse recurso à VM convidada enumerada por CPUID.(EAX=07H.ECX=1):EAX.LASS[bit 6] e permitir que o convidado ative-o via CR4.LASS[bit 27 ] Sob demanda. Para instruções executadas diretamente no convidado, o hardware executará a verificação de violação do LASS, enquanto o KVM também precisa aplicar o LASS às instruções emuladas pelo software e injetar a falha #GP ou #SS no convidado.

...

Testamos a função básica da virtualização LASS, incluindo enumeração LASS e ativação em ambiente não raiz e aninhado. Como a estrutura de teste de unidade KVM atual não é compatível com a regra LASS de que o kernel deve ser executado na metade superior, usamos o módulo do kernel e o teste de aplicativo para verificar as funcionalidades LASS no convidado. O código do emulador x86 relacionado ao acesso a dados é verificado com o mecanismo de prefixo de emulação forçada (FEP). Outros casos de teste estão trabalhando em andamento.

Não vi a Intel indicar publicamente quando introduzirá processadores com suporte à separação de espaço de endereço linear, mas com base no tempo desses patches e na tendência da Intel de obter novos recursos no kernel principal do Linux antes do lançamento, seria Não me surpreenda se o LASS estiver sendo introduzido com os processadores Xeon Scalable "Granite Rapids" no próximo ano.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário