FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica os novos patches para o Linux que permitem o Dynamic Boost Control

sexta-feira, 21 de abril de 2023

A AMD publica os novos patches para o Linux que permitem o Dynamic Boost Control

 

Uma nova série de patches da AMD foi publicada ontem  para o kernel do Linux permite suporte ao Dynamic Boost Control, que pode ser encontrado com alguns Ryzen SoCs para ajustar o processador para desempenho ideal.

Mario Limonciello, da equipe de clientes Linux da AMD, que trabalhou em muitos novos recursos e correções do AMD Linux nos últimos dois anos, enviou os patches de hoje para habilitar o Dynamic Boost Control no Linux por meio do driver AMD Cryptographic CoProcessor (CCP) / Platform Security Processor.

Mario explicou nos patches de hoje:

"O controle de impulso dinâmico é um recurso de alguns SoCs que permite que uma entidade autenticada envie comandos ao processador de segurança para controlar certas características do SOC com a intenção de melhorar o desempenho. Isso é implementado por meio de um mecanismo que um aplicativo de espaço de usuário autenticaria usando um nonce e troca de chaves por uma interface IOCTL.

Após a conclusão da autenticação, um aplicativo pode trocar mensagens assinadas com o processador de segurança e ambas as extremidades podem validar os dados transmitidos.

Esta série inclui um conjunto de testes que pode ser executado em hardware real para garantir que a comunicação funcione como esperado. Isso também pode ser usado para um aplicativo para modelar o caminho de comunicação.

Dois arquivos sysfs são introduzidos para ler a versão do bootloader PSP, bem como a versão TEE, que podem ser pontos de dados úteis para depurar problemas de comunicação."

O Dynamic Boost Control com SoCs Ryzen capazes pode ler e definir vários limites de frequência/potência. No entanto, apenas o software autenticado com o AMD PSP é capaz de ler/definir esses limites. Entre os parâmetros do AMD Dynamic Boost Control estão o limite de energia, o limite de frequência e o modo de energia gráfica. Também existem mais parâmetros de consulta para itens como potência mínima do SoC, frequência máxima mínima e temperatura atual - alguns dos quais dados já estão disponíveis por meio de interfaces alternativas no Linux.

Assim que o suporte AMD Dynamic Boost Control (DBC) chegar, ele será exposto ao espaço do usuário (autenticado) por meio de um novo dispositivo /dev/dbc . Consulte a série de patches para obter mais informações sobre o suporte do AMD Dynamic Boost Control para Linux.





Fonte

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário