Ao esclarecer o estado de vários pacotes X.Org que não foram mantidos efetivamente por anos, uma tentativa está sendo feita para comunicar melhor o status de alguns pacotes X.Org "desativados" que as distribuições Linux devem trabalhar para remover, pois não são mais sendo mantida.
Alan Coopersmith, da Oracle, que fez grande parte do lançamento do X.Org discutindo ao longo dos anos e, ocasionalmente, lançando pequenas atualizações de driver do X.Org para hardware antigo/vintage tem preparado um novo anúncio que explica o atual estado de retirada de alguns pacotes X.Org para esclarecer melhor as coisas com várias distribuições Linux / mantenedores de pacotes. Coopersmith faz isso há muito tempo como parte do empacotamento do X.Org para Solaris, além de ser um colaborador upstream do X.Org de longa data e um dos poucos que ainda trabalha para ajudar a manter os pacotes do X.Org.
Os detalhes podem ser encontrados nesta postagem da lista de discussão . Abaixo está o rascunho atual do anúncio aos mantenedores da distribuição Linux, impedindo pequenas alterações nos próximos dias.
Os pacotes X.Org que estão "desativados" e agora em um estado somente de arquivo, sem nenhum trabalho upstream adicional, incluem:
"app/lbxproxy & lib/liblbxutil:
O suporte para a extensão LBX necessária para X11 foi desativado por padrão no xorg-server 1.1 (maio de 2006) e removido em 1.2 (janeiro de 2007).
app/luit: X.Org
parou de manter nosso fork e encoraja o uso de Thomas Dickey de http://invisible-island.net/luit/
app/proxymngr, app/xfindproxy, app/xfwp
X.Org desativou o X11 Proxy Management Protocol e ferramentas relacionadas, em favor do uso Em vez disso, o tunelamento X11 do SSH.
app/xdbedizzy:
Esta foi uma simples demonstração do Double Buffer Extension (DBE), não um programa útil.
app/xditview:
Embora o X.Org ainda não tenha depreciado isso, você ainda pode estar melhor usando o fork gxditview que faz parte do pacote GNU groff.
app/xrx:
A maioria dos navegadores encerrou o suporte para o antigo Netscape Plugin API (NPAPI) há vários anos. Mesmo antes disso, usar um plug-in de navegador para exibição remota de um aplicativo X11 incorporado nunca realmente pegou.
app/xsetmode:
Substituído por: xinput --set-mode "nome do dispositivo" ABSOLUTO https://gitlab.freedesktop.org/xorg/app/xsetmode/-/blob/master/README
app/xsetpointer:
Não funciona com xorg-server 1.4 (setembro de 2007) e posterior https://gitlab.freedesktop.org/xorg/app/xsetpointer/-/blob/master/README
app/xtrap & lib/libXTrap:
Esta foi uma extensão proposta para X11R5, substituído pelas extensões XTEST & RECORD no X11R6 (lançado em 1994). O lado do servidor foi removido no xorg-server 1.6 (fevereiro de 2009).
driver/xf86-input-*:
Quase todos eles foram retirados agora - os únicos ainda suportados são:
Para Linux: xf86-input-libinput & xf86-input-evdev
Para não-Linux: xf86-input-keyboard & xf86-input-mouse
Para todas as plataformas: xf86 -input-elographics, xf86-input-joystick, xf86-input-synaptics, xf86-input-vmmouse e xf86-input-void
driver/xf86-video-glide:
Este foi um driver para placas 3Dfx Voodoo 1 e 2 da final dos anos 1990, usando a API Glide.
font/bitstream-speedo:
O suporte para o formato de fonte Speedo foi desativado por padrão em X11R6.8 (setembro de 2004) e removido em libXfont 1.4.0 (fevereiro de 2009)
lib/liboldX:
Isso forneceu compatibilidade com versões anteriores para aplicativos do X Versão 10, que era a versão do X Window System de novembro de 1985, substituído pelo X11 em setembro de 1987. 35 anos parece mais do que tempo suficiente para portar aplicativos para usar libX11.
lib/libXevie:
O lado do servidor do XEvIE foi removido no xorg-server 1.6 (fevereiro de 2009). O at-spi2-core do GNOME usou libXevie a partir de agosto de 2003, mas esse código foi desabilitado por padrão em 2015 para a versão 2.20.0 e, em seguida, removido completamente na versão 2.26.0 em 2017. lib/libXfontcache: O lado do servidor de a extensão FontCache foi desativada por padrão no X11R6.8.0 (setembro de 2004) e foi removida no xorg-server 1.6 (fevereiro de 2009).
lib/libxkbui:
O único consumidor conhecido dessa biblioteca era o utilitário xorgcfg, que foi desativado por padrão no xorg-server 1.4 (setembro de 2007) e removido no xorg-server 1.6 (fevereiro de 2009).
lib/libXxf86misc:
O lado do servidor da extensão XFree86-Misc foi removido no xorg-server 1.6 (fevereiro de 2009).
(Esta não é uma lista completa - você pode encontrar mais listados em https://gitlab.freedesktop.org/groups/xorg/-/archived ou marcado como Obsoleto em https://gitlab.freedesktop.org/xorg/doc/xorg- docs/-/blob/master/MAINTAINERS Acabei de listar aqueles que ainda aparecem com um bom número de entradas em https://repology.org/ como ainda estando em distros.)"
Além disso, há planos de retirar o libdmx em breve para o servidor Xdms que foi retirado da árvore de origem xorg-server em 2021 e libXp como o servidor Xprt que foi removido do servidor X.Org em 2009.
Mais detalhes no Gitlab FreeDesktop.org .
Nenhum comentário:
Postar um comentário