A tecnologia de câmera da web Intel IPU6 encontrada em laptops Alder Lake e mais recentes, infelizmente, ainda não possui umupstream do driver Linux e resultou em desenvolvedores de kernel evitando esses laptops onde o suporte de câmera da web é necessário. A Intel mantém um driver IPU6 Linux fora da árvore enquanto eles estão progredindo para finalmente obtê-lo upstream. Para facilitar a situação dos usuários do Fedora Linux, uma pilha experimental de software IPU6 foi adicionada ao repositório RPM Fusion.
A tecnologia de câmera IPU6 com os laptops Intel mais recentes tem sido uma bagunça para o Linux, embora nos últimos meses tenha havido progresso em limpá-la e colocar os bits necessários em ordem para o suporte upstream do kernel Linux. O progresso está sendo feito enquanto para aqueles com um laptop Intel Alder Lake ou Raptor Lake com uma câmera da web IPU6, o repositório RPM Fusion do Fedora agora fornece uma pilha inicial de software. Isso é bom de se ver, já que com o próprio suporte de driver out-of-tree da Intel, ele foi direcionado apenas para versões específicas do Ubuntu Linux.
Hans de Goede da Red Hat tem trabalhado neste suporte de câmera Fedora IPU6 e pode ser simplesmente instalado via DNF se os repositórios livres e não livres do RPM Fusion estiverem ativados.
Esta pilha de câmeras foi testada nos laptops Dell Latitude 9420, Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 10, Lenovo ThinkPad X1 Nano Gen 2 e Lenovo ThinkPad X1 Yoga Gen 7. O trabalho de empacotamento inclui um módulo de kernel IPU6, o conjunto de código fechado de bibliotecas de câmeras de espaço do usuário, um plug-in GStreamer que pode fazer interface com as bibliotecas e suporte de loopback/relayd V4L2 para software que não faz interface com o GStreamer diretamente, mas usando V4L2 .
Mais detalhes sobre este suporte experimental Intel IPU6 para usuários do Fedora via RPM Fusion podem ser encontrados nesta postagem de blog de Hans de Goede.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário