O PoCL 4.0 foi lançado como a mais recente grande atualização desta implementação do "Portable Computing Language" que começou como um esforço do OpenCL-em-CPU e expandiu as suas funcionalidades ao longo do tempo, fornecendo OpenCL em outros aceleradores/dispositivos por meio de diferentes back-ends de destino LLVM. Uma novidade no PoCL 4.0 é a inclusão de um driver Intel oneAPI Level Zero, permitindo o uso dessa pilha OpenCL em processadores gráficos Intel.
O Compute-Runtime da Intel, que oferece o suporte de nível zero no Windows e no Linux, também possui uma implementação OpenCL nativa. No entanto, para aqueles que procuram uma implementação OpenCL alternativa para fins de comparação, perfilamento ou outros motivos, o PoCL 4.0 agora pode direcionar a API de nível zero, caso desejem. Isso complementa os outros alvos do PoCL, como AMD HSA, NVIDIA PTX, entre outros.
Uma das novidades do PoCL 4.0 é que os drivers de CPU agora possuem suporte para variáveis de escopo de programa, AS genérico, cl_khr_fp16 (LLVM 16+), cl_khr_subgroups e cl_intel_unified_shared_memory. Essa versão também é compatível com o compilador LLVM/Clang 16.0 e expande o suporte SPIR-V IR na CPU e nos drivers de back-end CUDA.
Para fazer o download do PoCL 4.0 e obter mais detalhes sobre essa versão, recomenda-se acessar o GitHub do projeto. Lá, você encontrará informações adicionais e recursos para explorar essa nova atualização do PoCL.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário