FERRAMENTAS LINUX: Os patches do IOMMU são virtualizados e acelerados por hardware da AMD e são publicados para o Linux

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Os patches do IOMMU são virtualizados e acelerados por hardware da AMD e são publicados para o Linux

 

Após o recente trabalho na tabela de páginas AMD IOMMU v2 e outras melhorias do IOMMU como parte dos esforços da AMD para aprimorar ainda mais o suporte à virtualização Linux em plataformas de servidor EPYC, os patches mais recentes da AMD, enviados ontem, são para o trabalho em IOMMU virtualizado acelerado por hardware (AMD HW-viOMMU).

A funcionalidade AMD Hardware Accelerated Virtualized IOMMU fornece aceleração parcial de hardware para a implementação de IOMMUs convidados, com virtualização do buffer de comando convidado, registro de eventos convidado e registro PPR convidado. Em última análise, o objetivo desse trabalho é melhorar o desempenho de E/S de passagem PCI, mantendo a proteção de E/S do convidado.



A série de patches enviada na quarta-feira pelo engenheiro da AMD Linux, Suravee Suthikulpanit, também adiciona o seguinte:

"Além disso, esse recurso pode ser usado em combinação com tabelas de páginas IOMMU aninhadas para tradução acelerada de endereços de GIOVA para GPA. Nesse caso, a tabela de páginas do host (também conhecida como stage2 ou v1) é gerenciada pelo hipervisor (ou seja, KVM/VFIO), e a tabela de páginas do convidado (também conhecida como stage1 ou v2) é gerenciada pelo driver IOMMU do convidado (por exemplo, ao inicializar o kernel convidado com o modo amd_iommu=pgtable_v2). Como o hardware IOMMU virtualiza o buffer de comando convidado, isso permite que operações IOMMU sejam aceleradas, como a invalidação de páginas convidadas (ou seja, stage1) quando o comando é emitido pelo kernel convidado sem intervenção do hipervisor."

Essa série de patches é implementada sobre a estrutura IOMMUD e aproveita as APIs e ioctls existentes para fornecer informações sobre o IOMMU do convidado (por meio da struct iommu_hw_info_amd) e permitir que o convidado forneça informações sobre a tabela de páginas do convidado (por meio da struct iommu_hwpt_amd_v2) para configurar o domínio do usuário.

O trabalho da AMD no IOMMU vem acontecendo há algum tempo, então é bom ver essas melhorias se aproximando. Em 2021, a AMD apresentou seu esforço de protótipo durante a conferência kVM Forum. Os patches enviados na quarta-feira ainda estão marcados como "pedido de comentários" enquanto finalizam a implementação e, com sorte, chegarão ao kernel Linux principal em um futuro não muito distante.



Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário