Após o lançamento do Kernel Linux 6.4 ontem, a equipe da FSFLA lançou o GNU Linux-libre 6.4-gnu como a versão mais recente desse kernel derivado, que busca alcançar "100% de liberdade" ao remover qualquer componente do kernel que dependa de microcódigo/software não-livre, firmware ou outros blobs binários, além de eliminar a capacidade de carregar módulos proprietários do kernel.
O anúncio de lançamento do kernel GNU Linux-libre 6.4 resume as mudanças neste ciclo da seguinte forma:
"Foram realizadas limpezas nos documentos de microcódigo x86, tablets Android x86 e drivers criptográficos QAT para refletir a movimentação de arquivos na árvore de origem. O driver vs6624 foi removido e, portanto, não é mais limpo. Os carregadores de blobs op-tee, rtl8710b e qcom's Cloud AI foram neutralizados. O suporte ao protocolo Bluetooth nxp foi limpo. Nomes de blobs foram removidos de arquivos qcom aarch64 dts."
Além disso, houve neutralização de código relacionado a padrões de software potencialmente não-livres. Os downloads e mais detalhes sobre o kernel GNU Linux-libre 6.4 podem ser encontrados no site FSFLA.org.
Com o lançamento do GNU Linux-libre 6.4, eles também divulgaram uma nova imagem do Freedo, o mascote do Linux-libre. Se essa imagem for precisa, é provável que essa configuração de dois monitores esteja sendo executada sem aceleração de hardware, uma vez que as GPUs de desktop exigem blobs binários para seu microcódigo há anos. No melhor caso, Freedo estaria usando uma placa de vídeo da série GeForce GTX 700, da década passada, com o driver Nouveau, que não requer nenhum microcódigo proprietário para inicialização de hardware.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário