FERRAMENTAS LINUX: O Suporte do AMD Ryzen 7000 Series EDAC foi enviado para o Kernel Linux 6.5

segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Suporte do AMD Ryzen 7000 Series EDAC foi enviado para o Kernel Linux 6.5

 

As atualizações para o subsistema de detecção e correção de erros (EDAC) foram enviadas hoje, no primeiro dia da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.5. A principal novidade nas mudanças do EDAC neste ciclo é o suporte ao cliente AMD Zen 4.

Os processadores de servidor Zen 4 da série AMD EPYC 9004 já possuíam cobertura do driver EDAC, e agora o suporte pode ser estendido de maneira relativamente simples para abranger os processadores de cliente AMD Ryzen "Zen 4" que usam memória ECC.

Em maio, os patches EDAC foram enviados para a série Ryzen 7000 da AMD e agora estão prontos para serem incluídos na janela de mesclagem do Kernel Linux 6.5. Isso permitirá relatar quaisquer erros de hardware nessas plataformas de cliente por meio do log do kernel (/dmesg).

A adição do suporte para hardware do cliente Zen 4 ao amd64_edac é a alteração mais interessante da solicitação de mesclagem do EDAC. Também pode ser de interesse para alguns o driver do controlador de memória Nuvoton NPCM.

Além do suporte ao cliente AMD Zen 4, a solicitação de mesclagem do EDAC também inclui outras alterações. O driver do controlador de memória Nuvoton NPCM é uma delas, o que pode ser interessante para certos usuários.

Essas atualizações do subsistema EDAC são importantes para garantir a detecção e correção de erros em sistemas baseados em processadores AMD Ryzen "Zen 4" e EPYC 9004. Com a inclusão dessas melhorias no Kernel Linux 6.5, os usuários poderão monitorar e relatar eventuais erros de hardware por meio do log do kernel.

O envio dessas atualizações no primeiro dia da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.5 mostra o compromisso contínuo da comunidade em aprimorar o suporte a hardware e garantir a estabilidade e confiabilidade do sistema.

Os usuários que utilizam processadores AMD Ryzen "Zen 4" e EPYC 9004 poderão se beneficiar dessas atualizações assim que o Kernel Linux 6.5 for lançado. É sempre encorajador ver o desenvolvimento contínuo e o aperfeiçoamento dos recursos do Linux para acompanhar os avanços da tecnologia.



Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário