FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.5 está para melhorar o balanceamento de carga para as CPUs híbridas da Intel

quarta-feira, 28 de junho de 2023

O Kernel Linux 6.5 está para melhorar o balanceamento de carga para as CPUs híbridas da Intel

 

Ingo Molnar revelou ontem as atualizações do agendador destinadas à versão 6.5 do kernel Linux. Uma das mudanças mais notáveis no agendador de CPU é a melhoria do balanceamento de carga SMP (Hyper Threading) para os processadores Intel Core de design híbrido, que combinam núcleos P e E.

As melhorias no schedulerr têm como objetivo beneficiar as CPUs híbridas da Intel, evitando migrações desnecessárias de tarefas. A solicitação de pull de hoje resume elegantemente a situação da seguinte forma: evite migrações desnecessárias dentro dos domínios SMT em sistemas híbridos.

Problema:

Em sistemas de CPU híbridos (processadores que possuem uma combinação de núcleos SMT de alta frequência e núcleos não SMT de baixa frequência), no código antigo, as CPUs com menor prioridade puxavam tarefas dos núcleos com prioridade mais alta se mais de um irmão SMT estivesse ocupado, resultando em muitas migrações desnecessárias de tarefas.

Solução:

O novo código aprimora o balanceamento de carga ao reconhecer os núcleos SMT com mais de um irmão ocupado, permitindo que as CPUs com menor prioridade extraiam tarefas. Isso evita migrações desnecessárias e possibilita que os núcleos com menor prioridade inspecionem todos os irmãos SMT em busca da fila mais ocupada.

Essa é apenas uma das várias melhorias feitas pelos engenheiros da Intel no kernel do Linux ao longo dos últimos anos para beneficiar o Alder Lake e os processadores mais recentes com design híbrido. No geral, o Alder Lake e os processadores mais novos estão em boa forma no Linux, mas ocasionalmente pode haver comportamentos peculiares no núcleo P/E, à medida que a Intel busca incessantemente otimizar ainda mais o desempenho no Linux.

A solicitação de pull do scheduler também adiciona um novo recurso de reforço executável para o Energy Aware Scheduling (EAS), levando em consideração a contenção da CPU na frequência, a utilização máxima do EAS e a seleção da CPU mais ocupada para o balanceamento de carga. Esse aumento executável pode melhorar a utilização da CPU em determinadas cargas de trabalho.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário