O Blender 3.6 foi lançado ontem como a mais recente e emocionante atualização deste software de modelagem 3D multiplataforma e de código aberto. Uma adição emocionante no Blender 3.6 é o suporte de ray tracing de hardware da Intel ao utilizar o Arc Graphics. As placas gráficas da AMD no Windows também podem desfrutar do ray tracing HIP, mas infelizmente ainda não são suportadas no Linux.
O Blender 3.6 adiciona suporte ao ray tracing de hardware Intel para Arc Graphics e Data Center GPUs, utilizando a biblioteca Embree 4. Os desenvolvedores do Blender observaram melhorias significativas na velocidade do path tracing da Intel com o Embree e oneAPI. Esse suporte funciona tanto no Windows quanto no Linux.
Do lado da AMD, finalmente há o suporte experimental ao ray tracing de hardware AMD Radeon! Infelizmente, esse suporte do HIP RT está limitado ao Windows. As notas de lançamento mencionam explicitamente: "Sem suporte para Linux, já que o HIP RT ainda é exclusivo para o Windows." Isso foi testado no Windows com GPUs das séries AMD Radeon RX 6000 e RX 7000, bem como nas séries Radeon PRO W6000/W7000.
Além disso, o Blender 3.6 torna o processamento de árvores mais rápido e com menor consumo de memória. O carregamento de geometrias grandes com o Cycles agora também é muito mais rápido. A atualização do Blender 3.6 traz melhorias na animação, no compositor de viewport e nos nós de geometria, que agora têm o suporte para as simulações. Também há suporte para o dimensionamento fracionário no Wayland.
Para mais detalhes sobre as muitas mudanças interessantes no Blender 3.6, consulte as notas de versão do Blender. Os downloads estão disponíveis em Blender.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário