No mês passado, os engenheiros da Loongson começaram a enviar patches para o Linux, permitindo o suporte aos seus próximos processadores LoongArch da série 3A6000. Recentemente, eles divulgaram novos patches revelando que os processadores Loongson 3A6000 também oferecerão suporte ao Simultaneous Multi-Threading (SMT).
Assim como os processadores Intel, AMD e POWER, os processadores Loongson 3A6000 terão SMT bidirecional, permitindo dobrar o número de threads/núcleos lógicos por processador.
O patch mais recente postado pelos engenheiros da Loongson expõe a topologia apropriada dessas CPUs LoongArch, permitindo a detecção de dois núcleos lógicos por núcleo físico. Embora o patch mencione um modelo 3A6000 com quatro núcleos e oito threads, não está claro se este é o modelo principal do processador ou um SKU específico de alta performance.
Será interessante ver quão eficiente será a implementação do SMT pela Loongson e, por fim, a competitividade dos processadores 3A6000, considerando que os primeiros processadores LoongArch da série 3A5000 apresentaram baixo desempenho e não conseguiram competir com as gerações recentes de processadores Intel e AMD.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário