FERRAMENTAS LINUX: O suporte experimental do OpenGL 3.1 chega para os gráficos Apple M1/M2 no Linux

quarta-feira, 7 de junho de 2023

O suporte experimental do OpenGL 3.1 chega para os gráficos Apple M1/M2 no Linux

 


O código de driver experimental disponível por meio dos pacotes "edge" do Asahi Linux permite que OpenGL 3.1 e OpenGL ES 3.0 sejam expostos para Apple Silicon M1/M2 SoCs sob este sistema operacional baseado em Arch Linux.

Alyssa Rosenzweig anunciou hoje que o OpenGL 3.1 agora está disponível no canal de borda Asahi Linux em comparação com o limite de suporte OpenGL 2.1 anterior. Da mesma forma, o OpenGL ES 3.0 agora está disponível como uma boa atualização do OpenGL ES 2.0. Isso faz com que mais jogos clássicos agora funcionem bem no Asahi Linux no hardware da Apple.

Este código experimental ainda não está oficialmente em conformidade com as especificações OpenGL 3.1 ou OpenGL ES 3.1, mas está funcionando para aqueles que desejam usá-lo para rodar principalmente jogos de código aberto no Asahi Linux. Espera-se que o suporte a OpenGL ES 3.1 seja alcançado em breve.

Os desenvolvedores do Asahi Linux também continuam trabalhando em um driver de API Vulkan para hardware da Apple, mas no momento ainda estão "um pouco longe" dos requisitos básicos do Vulkan 1.0.

O driver Asahi AGX Gallium3D no Mesa continua a ver o novo código upstream de lá, enquanto a maneira mais fácil de consumir os bits gráficos Apple M1/M2 mais recentes é executando a distribuição Asahi Linux. O principal bloqueador para o suporte gráfico upstream da Apple em outros lugares é o driver Apple Direct Rendering Manager escrito em Rust que ainda não foi upstream e parece que ainda pode levar alguns meses até que seja upstreamed em uma versão lançada do kernel do Linux.

Mais detalhes sobre o suporte OpenGL 3.1/OpenGL ES 3.0 com Asahi Linux edge através desta postagem no blog .





Fonte    

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário