FERRAMENTAS LINUX: A Intel atualiza o x86 Hybrid CPU Cluster Scheduling para o kernel Linux

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A Intel atualiza o x86 Hybrid CPU Cluster Scheduling para o kernel Linux

 

A mais recente iteração do suporte de agendamento de cluster da Intel para CPUs híbridas P/E-core x86 foi publicada na sexta-feira, com o objetivo de melhorar o desempenho de algumas cargas de trabalho no Linux ao serem executadas em processadores Intel Core recentes.

No início deste ano, a Intel enviou uma nova série de patches do cluster scheduling para o Linux, após descobrir que a implementação original estava causando regressões e prejudicando o desempenho, especialmente com Alder Lake. Agora, com a versão de 2023, as coisas parecem estar em uma forma muito melhor.

Em junho, foram lançados os patches v2 e, e na sexta-feira, uma terceira versão foi disponibilizada. Esta versão mais recente simplifica o cálculo do desequilíbrio entre os núcleos irmãos e remove o viés de empacotamento assimétrico. Também foram feitas algumas mudanças básicas, incluindo a adição de arredondamento ao desequilíbrio entre os núcleos irmãos.

Os benchmarks mais recentes mostram algumas pequenas melhorias de desempenho para uma variedade de cargas de trabalho individuais e encadeadas, principalmente na faixa de aproximadamente 1%.

Os patches de agendamento de cluster v3 estão um tanto atrasados para o ciclo do kernel Linux v6.5, mas é possível que finalmente vejamos esse código pronto para ser incorporado no v6.6, no final do verão. Aqueles que desejam testar os patches v3 podem encontrá-los para a revisão na lista de discussão do kernel




Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário