As atualizações do subsistema de mídia do Kernel Linux 6.5 foram mescladas nesta semana para a janela de mesclagem que será concluída neste fim de semana.
Primeiramente, o driver Mediatek Vcodec adicionou suporte aos codecs de vídeo sem estado AV1 e HEVC/H.265. É ótimo ver o suporte aos codecs sem estado continuar a se expandir e ser bem implementado por mais drivers de mídia.
A outra grande área de trabalho para o código de mídia no Kernel Linux 6.5 é continuar melhorando o driver ATOMISP, a câmera Atom ISP2 e o driver do sensor MIPI usado em vários notebooks Intel mais antigos. Esse driver de câmera Intel Atom foi revitalizado em 2020 com o Kernel Linux 5.8, depois de ter sido abandonado quando os engenheiros da Intel pararam de mantê-lo.
Graças ao trabalho de Hans de Goede da Red Hat e outros, o driver Atom ISP melhorou significativamente nos últimos anos. Agora, no Linux 6.5, esse driver está "começando a ficar em boa forma". Dezenas de patches do Atom ISP foram mesclados neste ciclo.
Um novo driver de mídia neste ciclo é o "ov01a10", que é um driver de dispositivo V4L2 para o sensor de imagem OmniVision ov01a10.
Outras atualizações do subsistema de mídia incluem assistentes de entropia AV1 para o driver VeriSilicon, o Tegra-Video agora lida com entrada paralela para o Tegra20 e várias correções e melhorias de código. Mais detalhes sobre as muitas alterações do subsistema de mídia para o Kernel Linux 6.5 podem ser encontrados neste pull.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário