O suporte ao Loongson Binary Translation (LBT) para a arquitetura de CPU chinesa LoongArch está programado para ser introduzido no próximo ciclo do Kernel Linux 6.6. A Loongson Binary Translation tem como objetivo acelerar e lidar de forma mais eficiente com a tradução binária do ARM/x86/MIPS no LoongArch em processadores LoongArch capazes.
A Loongson Binary Translation (LBT) faz parte do conjunto de instruções (ISA) LoongArch e atualmente possui extensões para auxiliar com o x86, ARM e MIPS. Essa forma de acelerar a tradução binária expõe quatro registros de rascunho adicionais, x86/ARM eflags e um ponteiro da pilha x87 FPU.
Com esse patch para o lado do kernel do Linux, há suporte para salvar/restaurar esses registradores temporários para uso do LBT, tratamento de exceções e manutenção do sigcontext. Esse suporte inicial do LBT para o kernel Linux é obtido pelo ramo "loongarch-next" da árvore do kernel Loongson. Como resultado, a menos que surjam problemas, ele será adicionado ao próximo ciclo do Kernel Linux 6.6.
Para mais detalhes sobre a funcionalidade LBT, você pode encontrar informações no guia do LoongArch ISA.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário