Embora já tenham se passado vários anos desde que a maioria das pessoas utilizou dispositivos Firewire, para aqueles que ainda possuem câmeras DV antigas ou hardware de áudio profissional com interface IEEE-1394, o Linux 6.5 traz melhorias para o subsistema Firewire, que estava inativo há algum tempo.
Em abril, existia um novo mantenedor para o código IEEE-1394 (Firewire) no kernel Linux. Embora o Firewire tenha sido substituído pelas tecnologias USB e Thunderbolt mais recentes, o desenvolvedor Takashi Sakamoto planeja continuar trabalhando no código do kernel do Linux até 2029, com o objetivo de ajudar os usuários a migrar para padrões mais recentes a partir de 2026. Aparentemente, ainda existem algumas pessoas que o utilizam para dispositivos de áudio e outras áreas de nicho, ou para dar suporte a hardware antigo.
Entre as melhorias que Takashi pretende desenvolver para o código no Firewire do Linux estão as implementações de outros protocolos, como IPv4/IPv6 sobre o barramento IEEE-1394, transporte SCSI e muito mais.
No kernel Linux 6.5, agora existem carimbos de data/hora assíncronos disponíveis para o espaço do usuário. A especificação IEEE-1394 OCHI define uma maneira de ler carimbos de data/hora de hardware de comunicação assíncrona. Somente agora, com o Linux 6.5 ou posterior, o kernel disponibiliza esses carimbos de data/hora assíncronos de hardware para o espaço do usuário, permitindo que os aplicativos os utilizem, se desejarem. Existe uma biblioteca libhinawa atualizada para ler esses carimbos de data/hora no espaço do usuário.
O novo código Firewire para o Kernel Linux 6.5 também moderniza o driver de dispositivo IEEE-1394 PCM, utilizando a estrutura "devres" do kernel para gerenciamento de recursos.
Para mais detalhes sobre as atualizações do Firewire no Kernel Linux 6.5, você pode conferir este pull no Git.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário