FERRAMENTAS LINUX: Foi adicionada pela Intel o suporte ao SoundWire ACE2.x, que está estreando com o Lunar Lake

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Foi adicionada pela Intel o suporte ao SoundWire ACE2.x, que está estreando com o Lunar Lake

 

Além do suporte ao driver de som Lunar Lake no Kernel Linux 6.5 e à recente atualização do SOF (Sound Open Firmware) para o Lunar Lake, o Kernel Linux 6.5 também traz o suporte inicial ao SoundWire Intel ACE2.x, que é parte dos recursos de áudio do Lunar Lake.

O SoundWire da MIPI é uma interface unificada para periféricos de áudio pequenos e de baixo custo, utilizada desde dispositivos portáteis até automóveis e outras aplicações. A Intel tem fornecido suporte ao SoundWire há algum tempo e habilitou o suporte de hardware no kernel do Linux por meio do subsistema SoundWire. Com o Linux 6.5, eles estão habilitando seu novo bloco IP de geração "ACE2.x". Essa tecnologia ACE2.x estreará nas plataformas de processador Lunar Lake.

Desde março deste ano, os engenheiros da Intel têm trabalhado no novo código do driver SoundWire "intel_ace2x" e agora, com o Kernel Linux 6.5, está pronto para ser incorporado. A criação do SoundWire ACE2.x foi descrita pelos engenheiros da Intel em sua série original de patches da seguinte forma:

"Esta série utiliza a abstração adicionada em ciclos de kernel anteriores para fornecer suporte à integração ACE2.x. Os registros SHIM e Cadence existentes agora são divididos em 3 (SHIM, IP, SHIM específico do fornecedor), com algumas partes também movidas para as estruturas de vários links estendidos HDaudio. Nada fundamentalmente diferente, exceto pelo mapa de registro. 
Esta série fornece apenas os mecanismos básicos para expor DAIs (Digital Audio Interfaces) baseados em SoundWire. As partes PCI e o gerenciamento DSP serão adicionados posteriormente, e as operações DAI agora também estão vazias."

O suporte Intel ACE2.x e os IDs iniciais do Lunar Lake fazem parte das atualizações do SoundWire enviadas para o Kernel Linux 6.5, que também trazem o novo suporte ao controlador Qualcomm SoundWire 2.0.

As CPUs Intel Lunar Lake não são esperadas até aproximadamente 2025, portanto, até lá, ainda esperamos ver muitos outros patches do Lunar Lake Linux, devido às mudanças significativas esperadas nessa geração.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário