FERRAMENTAS LINUX: No MIDI 2.0 mais código está sendo trabalhado para o Kernel Linux

terça-feira, 18 de julho de 2023

No MIDI 2.0 mais código está sendo trabalhado para o Kernel Linux

 



Foi mesclado no Kernel Linux 6.5 o suporte inicial ao MIDI 2.0 para o áudio USB e os drivers MIDI brutos necessários para essa grande atualização do MIDI. Atualmente, está sendo desenvolvido o suporte ao driver de dispositivo USB para o MIDI 2.0, que será mesclado em uma versão futura do kernel.


Takashi Iwai, da SUSE, responsável pelo subsistema de som do kernel Linux e pelos patches originais de ativação do MIDI 2.0, também está trabalhando no suporte a esse driver de dispositivo USB. Ele publicou o tópico/midi20-gadget dentro do repositório sound.git, onde está desenvolvendo o suporte ao driver de dispositivo USB MIDI 2.0. Nos patches, ele explica:


"Este patch adiciona suporte ao driver de função de gadget USB MIDI 2.0. O driver emula uma interface USB MIDI 2.0 com um ou mais UMP Endpoints, onde cada UMP Endpoint é um par de MIDI Endpoints para lidar com pacotes MIDI 2.0 UMP. Quando o driver de função é vinculado, o driver cria um objeto de cartão ALSA com dispositivos UMP rawmidi. Isso cria um tipo de loopback onde os pacotes UMP MIDI 2.0 recebidos e enviados de/para os Endpoints UMP MIDI 2.0 são transferidos como estão. Além disso, são criados dispositivos rawmidi legados (MIDI 1.0), para que os aplicativos legados também possam funcionar no lado do gadget."

Quando uma interface de dispositivo USB MIDI 2.0 é detectada, o host conectado pode utilizá-la com o driver snd-usb-audio, que possui suporte ao MIDI 2.0 habilitado. Tanto o gadget quanto os hosts conectados possuirão informações semelhantes sobre pontos de extremidade e blocos de função do UMP (ou blocos de terminais de grupo). Existem pequenas diferenças na direção e nos bits de indicação da interface do usuário, devido à natureza do driver do gadget, em que a entrada do gadget é a saída do host e vice-versa.

O driver suporta o novo recurso UMP v1.1, incluindo o manuseio de mensagens UMP Stream para fornecer informações sobre pontos de extremidade e blocos de função UMP, bem como o tratamento da chave do protocolo MIDI. O driver responde automaticamente às mensagens do UMP Stream. No entanto, o tratamento de mensagens MIDI-CI não é implementado no driver do kernel, devendo ser processado no espaço do usuário por meio do dispositivo de loopback UMP.


Em resumo, o novo driver de função MIDI 2.0 fornece uma interface genérica emulada USB MIDI 2.0, que é retornada para o dispositivo rawmidi ALSA UMP no host do gadget. Ele suporta a especificação UMP 1.1 e responde a mensagens UMP Stream para informações/configuração de pontos de extremidade e blocos de função UMP.

Veremos como esse desenvolvimento evolui e se o trabalho poderá ser mesclado como parte das mudanças do USB na janela de mesclagem do Kernel Linux v6.6.




Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário