Por mais de um ano, o Fedora/Red Hat tem se dedicado a planejar grandes mudanças no gerenciamento de pacotes com o DNF5. A expectativa era que o DNF5 se tornasse o gerenciador de pacotes padrão no Fedora 39, após meses de trabalho e esperanças. No entanto, a FESCo tomou a decisão de rejeitar o DNF5 para o Fedora 39. Além disso, devido à ramificação do Red Hat Enterprise Linux 10 junto com o Fedora 40, o DNF5 não será esperado por padrão até pelo menos o Fedora 41, previsto para o final de 2024.
O DNF5 foi promovido por suas melhorias no desempenho e na experiência do usuário em comparação com o DNF4. Esperava-se que ele melhorasse significativamente a experiência de gerenciamento de pacotes no Fedora e, futuramente, no Red Hat Enterprise Linux. No entanto, devido a algumas questões pendentes, o DNF5 não está pronto para ser implementado no Fedora 39. Isso também significa que o Red Hat Enterprise Linux 10 não verá o DNF5 como gerenciador de pacotes padrão. Com base no ciclo de lançamento e na ramificação do RHEL 10, espera-se que o DNF5 se torne o padrão somente no ciclo do Fedora 41, previsto para o segundo semestre de 2024.
Entre os obstáculos que ainda precisam ser superados para que o DNF5 se torne o padrão, destacam-se a padronização do ELN para DNF 4, diversos problemas de configuração, subcomandos do DNF5 que ainda não foram implementados em relação ao DNF4, algumas opções de subcomandos do DNF5 que não funcionam corretamente, além de um alto consumo de memória que está sendo trabalhado para ser resolvido.
Na reunião ontem do Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), ficou acordado e aprovado por unanimidade (7 votos a favor, 0 votos contra) que a mudança para o DNF5 será adiada, provavelmente para o Fedora 41, e será revertida em Rawhide por enquanto (ou seja, o DNF 4 voltará a fornecer /usr/bin/dnf). A decisão foi tomada para garantir a estabilidade e a qualidade do sistema até que todas as questões pendentes sejam resolvidas e o DNF5 esteja pronto para ser implementado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário