Recentemente, uma nova solução alternativa/otimização foi adicionada ao driver Intel "ANV" Vulkan no Linux, que resultou em uma drástica redução no tempo necessário para compilar shaders do jogo Cyberpunk 2077 no sistema operacional.
Essa adição visa acelerar cada alocação de registro em caso de derramamento de registro. O comportamento de derramamento de registro está sendo controlado via DriRC (Direct Rendering Infrastructure Runtime Configuration) em uma base específica de jogo/aplicativo. Por enquanto, esse comportamento foi definido apenas para o jogo Cyberpunk 2077.
Antes dessa otimização, chamar a função "ra_allocate" após cada derramamento de registro poderia levar vários minutos para a compilação dos shaders do jogo. No entanto, com essa solução alternativa implementada, a compilação de sombreadores foi acelerada, e o tempo necessário para a compilação dos shaders do Cyberpunk 2077 foi reduzido significativamente. O processo passou de 88 segundos para apenas 33 segundos. Essa melhoria não afetou a taxa de quadros geral encontrada durante o jogo, mas teve um impacto positivo nos tempos de carregamento.
Como resultado, os tempos de carregamento mais rápidos podem ser percebidos pelos jogadores, o que proporciona uma experiência mais suave e ágil durante o uso do jogo Cyberpunk 2077 no Linux, especialmente ao executá-lo por meio do Steam Play da Valve.
Essa otimização está disponível na versão Mesa 23.3-devel do driver Intel ANV Vulkan no Linux. Os interessados podem obter mais detalhes através deste commit no repositório do Mesa.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário