FERRAMENTAS LINUX: A AMD fez o envio dos patches que permitem o novo bloco de exibição de GPU "DCN 3.5"

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

A AMD fez o envio dos patches que permitem o novo bloco de exibição de GPU "DCN 3.5"

 

Na semana passada, a AMD submeteu os primeiros conjuntos de patches para ativar o IP gráfico "GFX 11.5" no sistema Linux, visando a suposta atualização RDNA3 que é provável para as futuras APUs da série Ryzen 8000 de próxima geração. Hoje, os engenheiros de drivers de código aberto da AMD enviaram conjuntos de patches para o DCN 3.5 como uma versão atualizada do seu IP Display Core Next.

Parece que, juntamente com a atualização do mecanismo gráfico para a RDNA3, também haverá atualizações nos recursos de exibição do DCN3. Um conjunto de 35 patches foi publicado hoje na lista de discussão, com o objetivo de ativar o bloco de exibição DCN 3.5.0. Esses patches totalizam mais de 101 mil linhas de novo código, embora a maior parte deles consista em arquivos de cabeçalho C gerados automaticamente, conforme a prática rotineira do driver AMDGPU.

DCN 3.5


Essa série de patches proporciona suporte para o monitor DCN 3.5, projetado para as APUs de próxima geração da AMD. No entanto, parece improvável que essa configuração específica da atualização RDNA3 (GFX11.5 + DCN3.5) seja compatível com placas gráficas discretas.

Como parte desse conjunto de patches, está sendo introduzido o "DML2". O DML, tal como existe atualmente no espaço de exibição AMDGPU DC, gira em torno de uma biblioteca de modos de exibição. Enquanto o DCN 3.5+ migra para o DML2 como uma nova versão, que inclui verificações de modos de exibição, agora é escrito desde o início em código C para torná-lo mais legível e de fácil manutenção. A mudança para o código C também deve torná-lo mais compatível com diversas arquiteturas de CPU, em contraste com os problemas atuais do AMDGPU DC, que envolvem trechos de Assembly escritos manualmente e outros problemas que surgiram.

Devido ao momento em que esses patches foram apresentados, espera-se que o suporte para o DCN 3.5 não seja incorporado ao kernel principal até o lançamento do Linux 6.7, previsto para o final do ano.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário