FERRAMENTAS LINUX: A Intel traz o suporte ao monitor Lunar Lake para o Linux

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

A Intel traz o suporte ao monitor Lunar Lake para o Linux

 


Além de a AMD ter enviado os primeiros conjuntos de patches para habilitar o IP de exibição DCN 3.5 para a próxima geração, presumivelmente para as futuras APUs da série Ryzen 8000, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram hoje os patches que possibilitam o suporte de exibição para o Lunar Lake em seu driver de kernel i915, enquanto também fornecem suporte ao cozimento (renderização) para o seu driver de kernel Xe em desenvolvimento.


Esses 42 conjuntos de patches, agora disponíveis para revisão, estabelecem a base que permite o suporte de exibição ao Lunar Lake. No total, são cerca de mil linhas de código novo para ativar as capacidades de exibição do Lunar Lake no lado do driver i915.

O Lunar Lake aproveita a arquitetura Xe2 para seus gráficos integrados e várias pequenas alterações foram necessárias no driver para se adequar às suas capacidades de exibição, com algumas adições de recursos, como a compressão do buffer de quadros (FBC), agora sendo suportadas em todos os pipelines.


Como lembrete, o Lunar Lake é o processador baseado na arquitetura 18A que sucederá o Arrow Lake e é posterior aos próximos processadores móveis Intel Meteor Lake. Dado o ritmo das coisas, é provável que o Lunar Lake não seja lançado antes de 2025.

Ativação de exibição do Lago Lunar

É um tanto surpreendente ver o suporte do driver i915 sendo mantido para o Lunar Lake. O driver de kernel Xe DRM da Intel está em desenvolvimento há algum tempo, com a esperança de que possa ser potencialmente integrado ao kernel Linux, pelo menos de forma experimental, antes do final de 2023. O driver Intel Xe foi projetado para oferecer um suporte mais aprimorado a hardware gráfico moderno, tanto integrado quanto discreto, realizando escolhas de design mais avançadas em comparação com o legado do i915. Ele também busca um melhor suporte a arquiteturas de CPU não-x86 e deve apresentar melhor desempenho do que o i915. Considerando que faltam cerca de dois anos até o lançamento do Lunar Lake, é um tanto surpreendente que a Intel ainda não tenha se comprometido totalmente com o driver Xe para a geração Lunar Lake. Isso pode ser uma medida cautelosa, talvez para evitar uma extensiva adaptação ao Lunar Lake, ou pode refletir preocupações sobre a prontidão do driver Xe.




Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário