FERRAMENTAS LINUX: A Ampere Computing publica um guia para os jogos Steam Play em suas CPUs de servidor AArch64

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

A Ampere Computing publica um guia para os jogos Steam Play em suas CPUs de servidor AArch64

 

Apesar de os produtos da Ampere Computing, como o Altra (Max) e as futuras linhas de processadores de servidor AArch64 AmpereOne, terem sido concebidos para ambientes de data center, a empresa publicou um guia detalhado sobre como executar o Steam para Linux nesses processadores ARM64, incluindo o uso do Steam Play (Proton) para desfrutar de jogos Windows em sistemas Linux.

No decorrer deste verão, a Ampere Computing disponibilizou um repositório no GitHub contendo um guia abrangente sobre como instalar e executar o Steam para Linux em suas plataformas AArch64, inclusive utilizando o Steam Play/Proton. O guia foi desenvolvido especialmente para o hardware Ampere Altra / Altra Max e AmpereOne, porém, pode ser adaptado para outras plataformas ARM de 64 bits - embora seja necessário contar com um processador suficientemente poderoso para usufruir plenamente da experiência de jogos. Além disso, considerando a exigência de gráficos acelerados 3D OpenGL/Vulkan, a configuração ideal para uma experiência de jogo satisfatória seria em um sistema Ampere de estação de trabalho, ao invés de um servidor Ampere sem saída gráfica.

O guia desenvolvido pela Ampere é baseado na utilização da plataforma de desenvolvimento Ampere Altra, em conjunto com uma placa gráfica NVIDIA RTX série A6000 que conta com drivers proprietários AArch64.

Para lidar com a emulação, o guia da Ampere Computing utiliza o Box86 e o Box64 para executar binários Steam x86, assim como outros jogos x86/x86_64. Os leitores familiarizados com o Phoronix também podem reconhecer outras opções como FEX-Emu e Hangover, que buscam melhorar a compatibilidade binária do Linux em plataformas AArch64. No entanto, para o contexto atual de jogos em sistemas Ampere de estação de trabalho, o Box86/Box64 parece ser a escolha com o melhor suporte, de acordo com a recomendação presente no guia da Ampere Computing.

Por meio do uso de drivers gráficos acelerados AArch64 Linux e da configuração da emulação Box86/Box64, é possível seguir as instruções e instalar o Steam para Linux. Ao ativar o Proton no Steam, torna-se viável desfrutar de jogos x86/x86_64 projetados apenas para Windows em processadores Ampere AArch64 em sistemas de estação de trabalho ou servidores. No entanto, não há informações sobre o desempenho nesse tipo de configuração.

Os interessados podem conferir o guia completo no repositório AmpereComputing/Steam-on-Ampere no GitHub.





Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário