FERRAMENTAS LINUX: A Intel está preparando um Driver Linux para a VPU de última geração com o Lunar Lake

terça-feira, 1 de agosto de 2023

A Intel está preparando um Driver Linux para a VPU de última geração com o Lunar Lake

 

É realmente emocionante ver a introdução do bloco IP "VPU" da Unidade de Processamento Versátil nos próximos processadores Intel Meteor Lake. Esse VPU fornecerá um melhor desempenho para a visão computacional e casos de uso de aprendizado profundo. No começo desse ano com o Kernel Linux 6.3 sendo lançado e o driver iVPU sendo mesclado e mesmo que os processadores Meteor Lake ainda não tenham sido lançados oficialmente, os engenheiros de código aberto da Intel já estão trabalhando para permitir o suporte à próxima geração de VPU com os processadores Lunar Lake.

Os patches de código iniciais foram enviados para preparar o suporte à unidade "VPU IP 4" que será encontrada nos processadores Intel Lunar Lake. As alterações no driver iVPU incluem refatorações para distinguir que a geração do IP VPU não está vinculada a uma plataforma específica, tornando-o utilizável em várias plataformas. Também foram feitas alterações no código dos intervalos de memória.

O código de ativação inicial do Intel VPU 4 indica que o conjunto de registros é diferente do VPU 3, e há mudanças na inicialização desse bloco de hardware, bem como no manuseio dos intervalos de memória MMU.

É interessante notar que o VPU estará presente em todos os SKUs do Meteor Lake, o que é uma excelente notícia para os usuários que se beneficiarão do desempenho aprimorado para a visão computacional e casos de uso de inteligência artificial e aprendizado profundo.


Esperamos ver como o VPU se comportará em termos de desempenho quando os processadores Meteor Lake forem lançados. Enquanto isso, já podemos esperar o VPU 4 com os processadores Lunar Lake, e há indicações de que o Arrow Lake também está usando o VPU IP 3, o que sugere uma continuação do suporte aprimorado à unidade VPU em futuras gerações de processadores Intel.

Com esses avanços, podemos esperar que os próximos processadores Intel ofereçam melhorias significativas em tarefas relacionadas a visão computacional e aprendizado profundo, impulsionando ainda mais o desenvolvimento de aplicativos e tecnologias nesses campos.






Fonte

Até  a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário