FERRAMENTAS LINUX: A Qualcomm lança o Driver de Encoder/Decoder de vídeo "Iris" para o Linux

terça-feira, 1 de agosto de 2023

A Qualcomm lança o Driver de Encoder/Decoder de vídeo "Iris" para o Linux

 

É uma notícia empolgante saber que os engenheiros da Qualcomm estão lançando um novo driver de mídia/V4L2 de código aberto para o hardware acelerador de vídeo "Iris" da Qualcomm. Esse novo IP de hardware proporcionará capacidades de codificação e decodificação de vídeo avançadas em SoCs (System-on-a-Chip) da Qualcomm.


O driver dopen source Qualcomm Iris é compatível com as interfaces Video 4 Linux 2 (V4L2) e oferece suporte para decodificação dos formatos de vídeo H.264, H.265 e VP9, além de codificação nos formatos H.264 e H.265. É importante notar que, até o momento, não há menção de suporte ao formato AV1, um codec de vídeo open source que tem ganhado popularidade.

Esse driver de mídia Qualcomm Iris foi lançado como um conjunto inicial de 33 patches, e os engenheiros da Qualcomm acreditam que ele está em boa forma para ser upstreamed no kernel Linux. Com cerca de 25,3 mil linhas de código, o driver já oferece uma ampla gama de funcionalidades para a codificação e decodificação de vídeo no hardware Iris.


O próximo passo será o processo de revisão, no qual a comunidade de desenvolvimento do kernel Linux analisará o código e fornecerá feedback. Esperamos que o driver seja bem recebido e rapidamente integrado ao subsistema de mídia do kernel. Com essa adição, os dispositivos com SoCs da Qualcomm poderão aproveitar ao máximo as capacidades avançadas de codificação e decodificação de vídeo oferecidas pelo hardware Iris.

A inclusão de um driver open source para o hardware de vídeo Iris da Qualcomm é uma notícia positiva para a comunidade de código aberto e para os usuários de dispositivos com SoCs Qualcomm, já que isso permitirá uma melhor experiência de reprodução e criação de conteúdo multimídia.




Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário