Já se passaram dez anos desde o lançamento dos processadores Haswell pela Intel, que eram considerados excelentes para a época, seguidos pelo Broadwell. No que diz respeito aos laptops equipados com esses processadores, o suporte para a funcionalidade de economia de energia chamada "Panel Self Refresh" (PSR) tem sido notável, especialmente no ambiente do Linux. Finalmente, com o planejado lançamento do kernel Linux 6.6 no final de 2023, os desenvolvedores estão reintroduzindo o suporte ao PSR para esses laptops mais antigos.
O recurso de atualização automática do painel é uma técnica de economia de energia que pode reduzir o consumo do dispositivo, permitindo que o painel do monitor do laptop seja atualizado de forma independente quando o conteúdo da tela permanece estático. Devido a diversas questões de hardware e particularidades que surgiram, o recurso de atualização automática do painel para os processadores Haswell e Broadwell foi desativado no kernel devido a esses problemas durante os estágios iniciais da introdução do PSR nos laptops.
Acreditando que as questões pendentes relacionadas ao PSR foram resolvidas após uma década desde a estreia dos laptops Haswell, os desenvolvedores do Linux para hardware Intel decidiram prosseguir e reativar o PSR1 para os processadores Haswell e Broadwell.
A reintegração do PSR1 para os processadores Haswell/Broadwell foi enviada hoje como parte dos patches do branch drm-intel-next na fila do DRM-Next, que será incluída no início do ciclo do kernel Linux 6.6 em algumas semanas. A atualização mais recente do driver Intel i915 DRM desta semana também traz outras correções relacionadas ao PSR, melhorias no HDCP, aprimoramentos contínuos no tratamento de exibição para a arquitetura Meteor Lake, além de outras correções e aprimoramentos gerais no driver.
Habilitar o Panel Self Refresh para Haswell/Broadwell requer apenas algumas linhas de código para definir os parâmetros "has_psr" e "has_psr_hw_tracking". Portanto, caso surjam problemas no futuro, será uma tarefa simples para os desenvolvedores do kernel desativar essa funcionalidade de economia de energia, caso os problemas não sejam resolvidos adequadamente.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário