O LXD 5.17 já está disponível como um gerenciador de contêineres e máquinas virtuais do sistema, o qual passou a ser controlado pela Canonical no mês passado, limitando a manutenção aos engenheiros da própria empresa.
Nesta versão mais recente do LXD, foi introduzido o suporte para a funcionalidade de delegação ZFS, conforme implementado na próxima versão do OpenZFS 2.2.
O LXD 5.17 incorpora a capacidade de delegação de namespaces, assim como é encontrada no OpenZFS 2.2. De acordo com o anúncio de lançamento:
"Isso permite que um contêiner, ao delegar acesso ao ZFS, possa controlar o conjunto de dados e todos os elementos abaixo dele.
Essa funcionalidade também é aplicável aos volumes de armazenamento personalizados, permitindo assim que múltiplos contêineres interajam com o conjunto de dados.
Vale ressaltar que o host LXD precisa estar executando um kernel com o módulo ZFS 2.2. O snap LXD já inclui as ferramentas de espaço do usuário do ZFS 2.2, porém, caso não esteja utilizando o snap, será necessário obter as ferramentas de espaço do usuário correspondentes.
Em breve, o OpenZFS 2.2 será lançado, trazendo consigo este sistema de arquivos ZFS de código aberto para sistemas Linux e BSD, agregando diversas novas funcionalidades.
Além disso, o LXD 5.17 também implementa suporte para a cópia de instantâneos de volumes personalizados, capacidade de recuperação de pools de armazenamento vazios, aprimoramentos na documentação e outras melhorias.
Para mais informações sobre o LXD 5.17, é possível acessar o anúncio de lançamento.
Em um contexto separado, é importante mencionar que o projeto LXD também foi forkado sob o nome de Incus.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário