FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.5 de última hora corrige uma regressão de desempenho - queda de 34% em um micro-benchmark

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O Kernel Linux 6.5 de última hora corrige uma regressão de desempenho - queda de 34% em um micro-benchmark

 


Embora o lançamento do Linux 6.5 esteja previsto para amanhã, ainda há um fluxo de correções de última hora em andamento.

Na sexta foram enviadas algumas correções x86 para o Git do Kernel Linux 6.5 antes de sua versão final ser marcada - ou Kernel Linux 6.5-rc8, caso Linus Torvalds decida adiar o lançamento por mais uma semana. 

O que chama a atenção na solicitação pull deste fim de semana é que ela inclui uma correção para uma regressão de desempenho causada pela ausência de suporte para X86_FEATURE_OSXSAVE.

O patch que aborda o problema explica que testes realizados no dia 0 pelo kernel Linux da Intel identificaram uma queda de desempenho de 34,6%. 

A causa dessa queda se resume à falta de duas linhas de código simples para verificar e configurar X86_FEATURE_OSXSAVE no início do processo de inicialização.

Regressão de FPU no Linux 6.5

Essa regressão afeta apenas o novo código introduzido durante a janela de mesclagem do Linux 6.5. A introdução dessa regressão ocorreu devido à mudança no Kernel Linux 6.5, que atrasou a inicialização da FPU x86 como parte da otimização do processo de inicialização. O teste automatizado de kernel da Intel detectou essa regressão em meados de julho, mas somente hoje uma correção foi incorporada ao kernel principal.

Essa queda de desempenho de 34,6% foi descoberta pelo caso de teste stress-ng af-alg (que explora o domínio de soquete AF_ALG) como um microbenchmark. Felizmente, esse problema foi identificado e corrigido antes do provável lançamento estável do Kernel Linux 6.5.





Fonte

Até a próxima !! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário