FERRAMENTAS LINUX: O carregamento do Microcode do Linux para as CPUs x86 de 32 bits está sendo limpo e corrigido

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O carregamento do Microcode do Linux para as CPUs x86 de 32 bits está sendo limpo e corrigido

 



Continuar a manter o suporte para processadores x86 de 32 bits no kernel principal do Linux continua sendo um encargo em termos de manutenção, revelando trechos de código pouco utilizados e frequentemente negligenciados. O trabalho mais recente concentra-se em aprimorar o código responsável pelo carregamento do microcódigo de 32 bits, visando torná-lo mais robusto e correto. Recentemente, Thomas Gleixner, da Linutronix, uma empresa pertencente à Intel, descobriu que o mecanismo de carregamento antecipado de microcódigo de 32 bits para a CPU apresentava alguns problemas, como a proteção de pilha e rastreamento.

Lembremos dos primeiros dias dos netbooks com o processador Intel Atom N270 de 32 bits...

Uma parte da confusão no carregamento de microcódigo de 32 bits estava relacionada a erros iniciais nas primeiras CPUs Intel Atom. De qualquer forma, Gleixner investigou as razões técnicas por trás dessa confusão e agora corrigiu o manuseio do carregamento antecipado do microcódigo de 32 bits.

Ele enviou uma série de patches para aprimorar a robustez e correção do carregamento antecipado de microcódigo x86 de 32 bits. Como esses patches já foram inseridos no ramo x86/microcode do repositório TIP.git, é provável que ele submeta essas correções/melhorias para a próxima janela de integração do Linux 6.6.

Apenas no mês passado, Gleixner sugeriu a retirada do suporte para x86 de 32 bits do kernel do Linux, considerando que esses processadores são "meramente peças de museu". Entretanto, não parece que essa retirada ocorrerá em um futuro muito próximo.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário