Outra modificação que foi implementada na versão 23.3 do Mesa é a ativação do suporte ao driver TURNIP Vulkan para utilização com o driver de kernel da GPU VirtIO em ambientes de virtualização.
O novo código mesclado possibilita que o driver Vulkan Qualcomm Adreno seja empregado em máquinas virtuais convidadas que operam com o driver de kernel da GPU VirtIO, visando acelerar o desempenho desses convidados. Essa implementação depende do suporte ao objeto de sincronização no driver VirtIO, o qual será incorporado no próximo ciclo do Kernel Linux 6.6.
Essa atualização pode ser particularmente útil para dispositivos Chromebook e outros cenários que envolvem placas gráficas Qualcomm Adreno e desejam utilizar a API Vulkan em máquinas virtuais convidadas. Além da contribuição do TURNIP, a AMD também tem se envolvido no desenvolvimento do suporte à GPU VirtIO, como parte do aprimoramento de suas soluções de virtualização gráfica.
O responsável por essa implementação no suporte à GPU VirtIO é o principal desenvolvedor do projeto TURNIP/Freedreno, Rob Clark.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário